Congresso Nacional da PJM se encerra com perspectivas para o novo começo

Congresso Nacional da PJM se encerra com perspectivas para o novo começo

Créditos: João Borges

Partilha, amor e esperança no novo começo. Essas são algumas palavras que definem o 2º Congresso Nacional da PJM, que se encerrou hoje, 15/10, após quatro dias reunindo cerca de 450 pessoas de todo o país. A manhã começou com uma última reunião entre os jovens, para sintetizar os compromissos e aprendizados adquiridos ao longo do encontro. Na sequência, uma celebração eucarística conduzida pelo Padre Hilário Dick marcou o encerramento e o envio de todos para casa.

Crédito: João Borges

Em sua mensagem aos jovens, o Padre Hilário Dick fez memória da história da PJM. Ele integrou a comissão que organizou as diretrizes nacionais da Pastoral Juvenil no início dos anos 2000. “Lembrem-se sempre do processo realizado até aqui. Hoje a PJM é grande porque se propôs a ser orgânica em comunhão com a Igreja Católica. Que bonito!”, afirmou. O religioso também orientou os congressistas a cultivarem a sua fé por meio da oração. “Busquem ter momentos para silenciar e ouvir a voz de Deus que habita no coração de cada um”, aconselhou.

Crédito: João Borges

O Congresso ocorreu no Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre, entre os dias 12 e 15/10 – e contou com a presença de pastoralistas, jovens integrantes da PJM e voluntários.

Crédito: João Borges

Confira abaixo as matérias produzidas ao longo do encontro:

Primeiro dia

Segundo dia

Terceiro dia