Participantes do Congresso da PJM realizam dia de imersão na realidade social de Porto Alegre

Participantes do Congresso da PJM realizam dia de imersão na realidade social de Porto Alegre

Crédito: João Borges

 Proporcionar uma experiência de fé na prática da vida por meio da vivência da espiritualidade, da partilha e do envolvimento direto com a realidade social. Esse foi o objetivo da atividade realizada nesta sexta-feira, 13/10, pelos participantes do 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (CNPJM).

Crédito: João Borges

Os congressistas visitaram 20 instituições de áreas como saúde, educação e assistência social em Porto Alegre e Região Metropolitana. Entre as entidades, estava a Unidade Pão dos Pobres, que atende cerca de 1,7 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Crédito: João Borges

No local, os estudantes maristas interagiram com os atendidos por meio de brincadeiras e da prática esportiva. Para a Júlia Belgrado, a experiência foi enriquecedora. “Foi um exercício de humildade e de valorização do outro. Certamente, saímos daqui com uma motivação a mais para realizar outras iniciativas como esta”, disse a estudante do Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre.

Crédito: João Borges

Para quem acolhe, também é uma satisfação. “Foi uma troca muito significativa. A diversidade de sotaques e de culturas amplia a visão de mundo deles. Além disso, o testemunho dos estudantes maristas provoca-os a pensar que é possível ser diferença no mundo”, destacou João da Rocha, gerente da instituição.

Visita de longe

 

Crédito: João Borges

No Lar de Idosos Padre Cacique, a presença dos congressistas foi motivo de alegria para os moradores. “Adorei conversar com esses alunos maravilhosos. Todos muito educados. Não é sempre que a gente recebe visitas de tão longe”, elogiou Vilma Mazarem, de 80 anos.

Crédito: João Borges

 

Felicidade compartilhada, também, pelos participantes do evento. “Foi um dia de escuta, de exercitar a empatia. Ações que vou me desafiar a fazer a partir de agora”, assegurou Priscila Santos do Centro Educacional Marista Santa Mônica, de Ponta Grossa, no Paraná.

Aprendizagem compartilhada

Outra instituição que recebeu os participantes do 2º CNPJM foi o Centro Marista da Juventude (CMJU) que atende crianças e adolescentes em turno inverso às aulas. “Passamos o dia interagindo com eles de diversas maneiras. Foi incrível. Eles perguntaram muito sobre nós e até nos ensinaram brincadeiras”, contou Gabriel Ciroi do Colégio Marista São José, do Rio de Janeiro.

Crédito: João Borges

O 2º CNPJM é promovido pela Umbrasil, iniciou nessa quinta-feira, 12/10, e segue até domingo, 15/10. Cerca de 450 adolescentes e jovens que atuam na PJM de todas as regiões do país estão participando do evento que ocorre no Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre.

Crédito: João Borges