Segunda edição do Congresso Nacional da PJM inicia em Porto Alegre

Segunda edição do Congresso Nacional da PJM inicia em Porto Alegre

Crédito: João Borges

Começou hoje, 12/10, no Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre, o 2º Congresso Nacional da PJM. O encontro reúne, até o dia 15/10, cerca de 450 participantes de todo o país para celebrar a caminhada da Pastoral Juvenil Marista (PJM) com momentos de oração, partilha, estudo e reflexões.

O evento tem como tema “na dança da missão”, inspirado na carta do Ir. Emili Turú, que convida a todos para uma dança divina, em que Deus é visto como a própria ação do dia a dia, como uma missão solidária, indo ao encontro do/a outro/a. Com o lema e iluminação bíblica “vi um novo céu e uma nova terra” (Ap. 21,1), o congresso celebra o bicentenário marista e revigora a caminhada das pastorais, trazendo o protagonismo dos jovens, a partilha, a solidariedade, o diálogo e a vivencia da fé como pilares na construção da Civilização do Amor.

Crédito: João Borges

Congresso inicia com festa e reflexões

A abertura contou com a mediação dos três apresentadores do Congresso: Sandrielly Sant’Anna (PMBCN), Cristiano Patrício Junior (PMBSA) e Gustavo Queiroz (PMBCS), os jovens representantes das Províncias resgataram a atuação da Pastoral Juvenil Marista e deram as boas-vindas aos participantes. O Secretário Executivo da União Marista do Brasil, Ir. Natalino Guilherme de Souza, saudou os jovens e provocou uma reflexão: “não tenham medo e nem se perguntem o que o novo começo espera de vocês, mas sim o que vocês mesmos esperam deste novo começo”, questionou. O Irmão antecedeu a Diretora do Marista Champagnat, Simone Engler, que subiu ao palco para agradecer animadores, assessores, educadores e a comissão organizadora.

Crédito: João Borges

O momento também contou com uma fala do Ir. Ernesto Sánchez, recém-eleito Superior Geral. Principal liderança do Instituto Marista, ele gravou uma mensagem em vídeo para saudar os congressistas direto da Colômbia, onde está ocorrendo o XXII Capítulo Geral. Com muita animação, a PJM do colégio Marista Champagnat finalizou a atividade com uma performance representando os jovens em seu dia a dia, com suas aflições e virtudes, e convidou a todos/as para entrar na dança da missão.

Evento proporciona diversas experiências vivenciais

A tarde seguiu com a presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Adilson Busin, que deu uma bênção a todos os presentes. Em seguida, iniciou o momento formativo Jovens em Saída, conduzido pelo Coordenador do Observatório Juventudes da Rede Marista, Mauricio Perondi. O bate-papo contou com a participação dos integrantes da PJM Gabriel Sacchi e Francine Pereira, que partilharam experiências e realidades, promovendo um debate sobre os jovens em seus diferentes espaços e expressões. Perondi destacou alguns tópicos importantes para se discutir entre os jovens: diversidade, a atenção às causas das juventudes, justiça, igualdade e democracia e protagonismo.

Crédito: João Borges

A programação dos próximos dias segue repleta de atividades vivenciais e em grupo. Na sexta-feira, 13/10, os jovens viverão momentos de imersão em 22 instituições que atendem crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade.

 

Acompanhe a cobertura completa do Congresso nos nossos canais: Umbrasil1 (Facebook) e @umbrasil (Instagram).

Se for compartilhar publicações em suas redes, utilize as hashtags #congressopjm e #dancadamissao.