• EDUCAÇÃO BÁSICA

EDUCAÇÃO BÁSICA

“Para bem educar, é preciso antes de tudo amar e amar a todos igualmente”. Essa é apenas uma das frases de São Marcelino Champagnat a respeito do amor dos Maristas pela Educação. Educar é a missão principal do Instituto Marista. Na área de educação, o diálogo entre as ciências, as sociedades e as culturas é promovido sob a perspectiva cristã da realidade.

Nas escolas Maristas, desde o início, é oferecida educação cristã fundamentada no acolhimento, no respeito e no amor pelos estudantes. Vêm daí as características da Educação Marista: presença junto a crianças, adolescentes e jovens, simplicidade nas relações, convivência baseada no espírito de família, formação que desenvolve amor ao trabalho, tudo isso inspirado no jeito de Maria, a mãe de Jesus.

O sonho de São Marcelino Champagnat de evangelizar pela educação, especialmente aquelas crianças, jovens e adultos que, histórica e socialmente, foram privados dos direitos humanos básicos, continua presente no jeito educativo Marista e perpassa a educação básica, profissional e o ensino superior.

Nota: Bolsas de Estudo (100% e 50%) são aquelas em que o aluno é selecionado a partir do perfil socioeconômico e precisa estar em conformidade com os critérios estabelecidos pela legislação vigente que regula a gratuidade a ser aplicada na anuidade escolar: Leis Federias nº 12.101/2009, nº 12.868/2013 e Decreto Presidencial nº 8242/2014.

Marista Centro-Norte qualifica docentes

Em 2017, a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) avançou em práticas destinadas à formação docente. Por meio do Núcleo Marista de Educação a Distância (NEaD), foram realizados os cursos de extensão com os seguintes temas: Educação Matemática e Resolução de Problemas; Coordenador de área: perspectivas da educação contemporânea; Orientador Educacional Marista: perspectivas da educação contemporânea; e Necessidade Educacional Especial no contexto escolar.

As formações oferecidas estão de acordo com o Projeto Educativo e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, e preparam o docente para estar alinhado com as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Em 2017, mais de 700 docentes participaram das formações continuadas, promovidas pela Gerência Socioeducacional da Superintendência de Missão da PMBCN. A metodologia dos cursos prevê uma semana para ambientação dos docentes na plataforma, além de quatro módulos de estudo. Valoriza-se, assim, a partilha de experiência docentes, por meio da educação entre pares, com o referencial teórico mais atualizado sobre os temas tratados.

Com a realização dos cursos, a Província quer promover reflexão sobre o papel docente, com foco no diálogo sobre atribuições, concepções, instrumentos de gestão de equipe e em boas práticas no exercício da função, além de capacitar o docente no processo de elaboração e análise de diferentes instrumentos avaliativos.

O NEaD completou, em 2017, 10 anos em pleno funcionamento. Para comemorar o sucesso da plataforma, que possui quase 4 mil colaboradores cadastrados, os cursos passaram a ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em nível de extensão. O NEaD foi desenvolvido para oferecer cursos de capacitação profissional, além de servir como plataforma de serviço para os estudantes das unidades socioeducacionais.

Tive a oportunidade de participar de dois cursos oferecidos pelo NEaD. Um sobre Educação Inclusiva, em 2014, no boom dos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, quando tivemos um trabalho significativo, com o curso oferecido a distância, oportunizando o diálogo e a troca de informações. No ano passado, nós fizemos o de Orientação Educacional, para aprofundar a nossa atuação na aprendizagem dos estudantes. O interessante nos cursos oferecidos pelo Marista é o contato que a gente tem com outros colegas de profissão, também da rede, e a troca de experiências.

Ana Paula Rodrigues Freitas Gonçalves
Orientadora educacional no Colégio Marista Champagnat – Taguatinga (DF)

Espaços que inspiram a aprendizagem

Para os Colégios da Rede Marista, o processo de ensino e de aprendizagem é potencializado pelo espaço escolar, em seus diferentes territórios. Com intuito de desenvolver espaços inovadores, fundamentados no Projeto Educativo do Brasil Marista, foi criado o Projeto Diretrizes de Implantação e Gestão de Ambientes, um dos expoentes do Planejamento Estratégico do empreendimento.

As diretrizes visam fornecer aos gestores e demais profissionais envolvidos a base para construção e transformação do espaço escolar, considerando que todo o ambiente escolar educa, sendo esse um impulsionador para construção do processo de aprendizagem, que tem o estudante como protagonista.

Os ambientes são integradores, múltiplos, inovadores, descentralizados e voltados para a construção do conhecimento, para a troca de experiências, convivência, para a conexão de ideias e saberes.

Além de propor um alinhamento específico para cada nível de ensino, o projeto engloba as etapas de transição do estudante ao longo da vida escolar, buscando apoiar o seu desenvolvimento.

A forma como nos relacionamos com o mundo muda constantemente, e a educação precisa acompanhar essas transformações. Contudo, não adianta nos adequarmos à forma, isto é, como educamos, e nos esquecermos dos meios, que são os atributos oferecidos aos estudantes para que atinjam o máximo potencial de aprendizagem. Nossas diretrizes surgiram para materializar os diferentes jeitos de aprender, as descobertas e visões de mundo. Queremos que nossos estudantes se sintam aptos a construir suas identidades.

Vagner Bertele
Coordenador do projeto e da área de Serviços Centrais dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista

Geração de valores

Com o objetivo de promover a vivência da fraternidade e da solidariedade e consolidar o posicionamento da comunidade educativa frente à defesa e promoção dos direitos das infâncias e juventudes, o Colégio Marista Paranaense, situado em Curitiba/PR, da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), por meio do Projeto Geração de Valores desenvolve ações solidárias e projetos de apoio educacional junto à comunidade.

Essa iniciativa vem sendo desenvolvida desde o ano de 2012 com apoio de diversas áreas do colégio e envolve cerca de 80% dos alunos do Ensino Médio e com aproximadamente 600 pessoas impactadas no último ano.

Além das visitas para conhecer o contexto de atuação e a realização das atividades nas entidades parceiras, os estudantes avaliam e contribuem para a melhoria do projeto.

Os principais resultados dizem respeito à continuidade da iniciativa, à grande adesão dos alunos e ao avanço no reconhecimento do papel protagônico que cada um deles pode assumir na construção de um mundo melhor.

Foi uma experiência que realmente ultrapassou minhas expectativas, porque geralmente esperamos que voluntariado com escola seja tudo brincadeirinha, mas o GV não foi. Poder saber que nós, jovens, realmente podemos ajudar a sociedade, mesmo de maneira ainda não tão grande, é muito bom, pois vemos que o jovem realmente tem o papel de protagonizar. Ter a experiência de ajudar os outros, de planejar como fazer isso e de trabalhar em equipe com toda a certeza vai auxiliar muito na minha formação como aluno, mas principalmente como pessoa, cidadão, como ser humano

Gabriel Wisniewiski
Aluno do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense Curitiba/PR

Lições de solidariedade

Motivados por problemas sociais relacionados à intolerância, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre, foram os protagonistas do Projeto interdisciplinar da área das Ciências Humanas O Mundo dos Extremos: Análise da Intolerância na Contemporaneidade.

Uma das atividades práticas de estudo foi o painel de relatos com sobreviventes da 2ª Guerra Mundial. A iniciativa foi destaque de página inteira no jornal Zero Hora e posteriormente replicada em outros Colégios Maristas.

Lições de Solidariedade – Reportagem Zero Hora (22.8.17). Sobreviventes do holocausto contaram seus relatos de vida aos estudantes - Crédito: Bianca Menti

Colégios da Rede Marista destacam Robótica e Iniciação Científica

Em 2017, a PUCRS foi palco de dois eventos promovidos pelos Colégios da Rede Marista: a Mostra Marista de Iniciação Científica – que reuniu os estudantes Maristas em apresentações de seus projetos científicos – e o Festival Marista de Robótica – que contou com a participação de mais de mil estudantes e educadores Maristas e de instituições de ensino públicas e privadas. Trocas de experiências, diferentes aprendizagens, integração e aproximação com tecnologias educacionais marcaram as iniciativas.

Festival Marista de Robótica reuniu mais de mil estudantes em Porto Alegre - Crédito: Franco Rodrigues

Proclamação da República: um dia para viver a história do País

Em 2017, o Colégio Marista São José – Tijuca (RJ) foi destaque do Portal do Governo para falar sobre as atividades desenvolvidas na unidade socioeducacional da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) no dia 7 de setembro, Proclamação da República. Na matéria, foi reforçado que as crianças começam a exercer a cidadania por meio do cotidiano da escola; por isso a importância de ensinar o papel de cada cidadão na República.

Estudantes do Colégio Marista São José – Tijuca (RJ)

Tema da redação do Enem surpreende alunos

Estudantes do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga participam de reportagem sobre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com foco no tema da redação de 2017.

Estudante do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga (DF) fala sobre a prova de redação do PAS para a TV Canção Nova

Brincadeiras clássicas

A importância e o diferencial das brincadeiras clássicas foram tema da matéria publicada na Revista do Jornal Folha de São Paulo no dia 8 de outubro de 2018, com a participação da coordenadora educacional do Colégio Marista Glória. Os jogos ajudam as crianças a entender as relações entre as pessoas, a argumentar com os amigos, a aprender como ganhar, como perder e como lidar com a vitória e a derrota.

A busca da escola certa

A Revista Pais & Filhos de agosto de 2017 falou sobre como os pais podem escolher da melhor forma a escola para seus filhos. O Colégio Marista Glória participou da reportagem falando sobre a importância de a família identificar a metodologia que tenha mais afinidade com os valores e a rotina.

Tecpuc e Colégio Marista Paranaense ganham Prêmio Sinepe 2017 de Práticas Inovadoras em Educação

O Projeto Chega de Bullying do Tecpuc foi o 2º colocado na categoria Educação Profissional no Prêmio Sinepe de Práticas Inovadoras em Educação. O projeto surgiu a partir da iniciativa da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

O projeto intitulado "A África está entre nós" do Colégio Marista Paranaense também recebeu a primeira colocação na categoria Ensino Infantil e Fundamental I. Envolveu mais de 200 estudantes, trabalhou estrategicamente áreas múltiplas do conhecimento e contou com a participação de uma missionária moçambicana que foi relatar aos estudantes a vida e os costumes de seu povo.

Diogo Benke, à esquerda, então Diretor do Tecpuc recebendo Prêmio Sinepe