• RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Na formação de “bons cristãos e virtuosos cidadãos”, o meio ambiente também é de grande importância. O Brasil Marista realizou, em 2017, diversas ações que perpetuam o cuidado com nossa Casa Comum.

O Brasil Marista considera de grande importância a realização de iniciativas com estudantes e colaboradores, que mostram o compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, além do compromisso com uma educação de saberes e de práticas capazes de criar valores comuns que favoreçam o fortalecimento de uma consciência socioambiental.

Nas iniciativas desenvolvidas pelas unidades Maristas, os estudantes e a comunidade têm a oportunidade de experimentar e vivenciar novas práticas sociais que buscam a proteção e a preservação do meio ambiente, e também uma sociedade mais justa.

Pesquisa busca alternativas para construção sustentável

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Engenharia Civil, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais, da Escola Politécnica da PUCRS, testa alternativa à areia de rio na fabricação de concretos e argamassas. Essa fonte natural não é um recurso inesgotável, e sua extração em velocidade superior à capacidade de renovação pode gerar impactos profundos no meio ambiente.

Uma saída poderia ser o uso de diferentes agregados na construção civil. O Núcleo da PUCRS pesquisa resíduos gerados no processo de tratamento de água potável que podem ser empregados em concretos e argamassas. O lodo de estação de tratamento, coletado na Companhia Riograndense de Saneamento, é queimado em temperatura elevada em laboratório e fica como uma espécie de areia. Os primeiros resultados mostram uma perda de resistência em relação à areia. No entanto, o professor Jairo de Andrade ressalta que essa perda ainda tem valores de resistência acima do mínimo estabelecido pela ABNT. “Temos o ganho na parte ambiental.”

Crédito: Bruno Todeschini

Hoje temos dois caminhos: evitar a geração de resíduos ou, havendo essa geração, reaproveitá-los ou descartá-los da melhor forma. Estamos no caminho do reaproveitamento, e a construção civil é um setor que absorve bem muitos dos resíduos gerados por outras indústrias. A potencialidade de uso do lodo de estação de tratamento de água existe, mas ainda temos um longo período de testes de resistência mecânica, aderência, desempenho, vida útil e ação do tempo, análises de microestrutura e ensaios de caracterização.

Jairo de Andrade
Professor da Escola Politécnica da PUCRS, coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Engenharia Civil

TECPUC ILHAS

A prática solidária faz parte da realidade do Tecpuc. Os alunos experienciam a convivência e a troca de saberes por meio de ações de cunho social e ambiental em ilhas do litoral paranaense.

Após receberem formação prévia em voluntariado, ofertada pela pastoral da unidade, eles desenvolvem projetos que objetivam aproximar o conhecimento adquirido em sala de aula com a realidade e as necessidades das comunidades.

A questão ambiental é recorrente nos trabalhos desenvolvidos. Em 2017, por meio do Projeto Tecpuc Ilhas, foram desenvolvidas ações voltadas para a promoção da correta destinação de resíduos, dentre elas a utilização de composteira para tratamento de resíduos orgânicos e geração de adubo e o acesso a novas técnicas de artesanato com resíduos recicláveis como forma de geração de renda.

Uma outra iniciativa que merece destaque foi a do cultivo de uma horta comunitária. Ela vem sendo mantida pelos moradores, que fazem uso de verduras, hortaliças e temperos produzidos na alimentação de suas famílias.

A partilha de conhecimentos em mecânica permitiu contribuir com melhorias nos processos de manutenção de barcos e motores que tendem a sofrer grande desgaste em regiões litorâneas

Os projetos aplicados pelos alunos do Tecpuc auxiliam os moradores do litoral paranaense de diversas formas, uma delas na geração de renda

A imersão me proporcionou uma aproximação e um olhar diferenciado da comunidade. Percebi que com gestos simples podemos servir e demonstrar amor ao próximo. Inclusive, o carinhoso acolhimento das famílias também foi exemplo de serviço e amor! As dinâmicas apresentadas pelos pastoralistas causaram engajamento entre os participantes e com os moradores, e as reflexões também contribuíram para uma avaliação da vivência.

Daiana Moreno
Supervisora Administrativa – Tecpuc Curitiba/PR

Alunos da Engenharia aprimoram veículo sustentável

Formada por alunos do curso de Engenharia Mecânica da PUCRS, a equipe Feng Eco Racing obteve resultados expressivos com o Tordilho – veículo de eficiência energética movido a biocombustível (etanol). Com modificações representativas no projeto, o time alcançou o 2º lugar, na categoria Etanol, na Shell Eco-Marathon Brasil, competição ocorrida entre os dias 6 a 9 de novembro, no Rio de Janeiro. Notícia veiculada pela TV Record no dia 21 de novembro de 2017.

Projeto Horta: Aromas e Sabores

Realizar práticas de alimentação saudável, estimulando a plantação e o consumo de legumes e verduras, além de proporcionar o contato com a terra, conscientizando sobre a importância da natureza para nossa vida. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Horta: Aroma e Sabores, da Escola Marista de Educação Infantil Meninos Jesus, em Porto Alegre.

A iniciativa proporciona o aprendizado que é realizado através do manuseio da horta e que ensina que a alimentação de verduras e legumes proporciona melhor qualidade de vida. O consumo dessas hortaliças é estimulado por meio de práticas culinárias, nas quais as crianças, juntamente com seus pais, produzem receitas com alimentos cultivados por elas próprias.

Alunos da Católica de Santa Catarina criam projeto que visa o reaproveitamento de materiais e cuidado com o meio ambiente

A acadêmica do curso de Moda da Católica de Santa Catarina, Nayara Ittner, e o ex-aluno graduado pela Instituição, Bruno G. Klein, criaram uma solução para reaproveitar retalhos que sobram das indústrias têxteis e que podem ser utilizados na fabricação de móveis e materiais de construção. A matéria-prima foi prensada com restos de tecido e utilizada pelos estudantes para construir o tampo de uma banqueta.

O assunto foi destaque no jornal Balanço Geral da RIC Record, no dia 20 de novembro de 2017, e em veículos locais, como o jornal O Correio do Povo e o site Por Acaso.

Bruno G. Klein concedendo entrevista ao jornal Balanço Geral da RIC Record

PUCPR promove ações durante a semana da sustentabilidade

A PUCPR promoveu, de 6 a 10 de junho de 2017, a campanha “PUCPR Pensa Sustentabilidade”. O programa, pensado pelo curso de Engenharia Ambiental da Universidade, tem como objetivo se estender até o final deste ano, agrega oficinas interativas e palestras sobre diversos temas ligados ao meio ambiente, coleta de lixo eletrônico pela ONG E-lixo durante toda a semana, coleta de papel para reciclagem em pontos estratégicos da Universidade e ação de conscientização da comunidade acadêmica para destinação correta da coleta seletiva.