• EDITORIAL

EDITORIAL

O ramo editorial é uma forma de transcrever para o papel o que os olhos e o coração veem. Para traduzir todo o amor pela educação e evangelização, os Maristas do Brasil também estão presentes no ramo editorial.

Hoje as Editoras Maristas são referência em livros didáticos, científicos, de literatura e em periódicos. Com amplos catálogos, as Editoras Maristas utilizam tecnologia de ponta e profissionais capacitados e comprometidos, que contribuem com a excelência do conteúdo editorial.

Atualmente, fazem parte da área editorial do Brasil Marista, a FTD Educação, desde 1902, a Editora Universitária Champagnat, desde 1983, a Gráfica Epecê, desde 1941, e a Editora Universitária EDIPUCRS, desde 1988. Juntas contam com equipe de profissionais capacitados e comprometidos que zelam, diariamente, tanto pela excelência do conteúdo editorial quanto pela qualidade da apresentação dos materiais editados e serviços prestados.

Em Família Marista: conteúdo especializado em educação aliado ao retrato do cotidiano escolar

Lançada em 2011, a revista Em Família é uma publicação semestral dos Colégios e das Unidades Sociais da Rede Marista. Além de fortalecer o diálogo, busca trazer diferentes olhares sobre temas que envolvem educação e outros assuntos, como preconceito, corrupção e suicídio.

Com base em pesquisas realizadas com a comunidade educativa, em 2015, a revista passou por uma reformulação, contemplando um espaço personalizado para cada um dos 18 Colégios e uma versão única das 17 Unidades Sociais. Mais de 100 pessoas são envolvidas na produção de conteúdo, desde profissionais de comunicação e da área pedagógica até estudantes e famílias.

A decisão de aprimorar a Em Família de forma estratégica ampliou a visibilidade do cotidiano das unidades, gerando maior identificação dos públicos. A revista também alcançou o reconhecimento estadual e nacional pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2017. Para expandir as reflexões, o periódico ganhou, ainda, um canal online (blog.colegiosmaristas.org.br).

Revista procura trazer temas atuais para
o debate das famílias Maristas. Crédito: Julyana Werneck

Colégios contam com encarte de conteúdo exclusivo na publicação. Crédito: Patrícia dos Santos

Nossa formação integral perpassa o diálogo sobre temas emergentes. A revista Em Família traz essa contribuição, aliando o dia a dia das unidades a pautas que inquietam e motivam reflexões. A chancela da nossa marca agrega credibilidade, tornando a instituição referência para assuntos que estão no cotidiano das famílias. Mesmo em meio a tantas plataformas digitais, a manutenção pela revista impressa é uma aposta na forma como o nosso público consome informação e uma forma de concretizar nossa educação.

Tiago Rigo
Coordenador de Comunicação e Marketing dos Colégios e das Unidades Sociais da Rede Marista

Formação de leitores nas escolas públicas busca contribuir no desenvolvimento infantil

O Projeto Pequenos Leitores desenvolvido pela área de Investimento Social Privado (ISP) da FTD Educação é voltado para a formação de profissionais da rede municipal de ensino, tem como objetivo ampliar a compreensão das escolas sobre sua importante função na formação de leitores, trazendo relevância e autonomia para a Educação Infantil.

Em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac), foram organizados encontros e cursos formativos para incentivar a realização de ações de fomento à leitura nas escolas e para a compreensão da contribuição da leitura e da literatura no desenvolvimento infantil. A formação é destinada a professores, coordenadores e diretores escolares com a intenção de melhorar a formação de leitores nas escolas públicas na faixa etária entre 3 e 5 anos.

Em 2017 aconteceram os cinco primeiros encontros com educadores (professores, coordenadores pedagógicos, diretores e equipe técnica da secretaria de educação) nos municípios de Mongaguá e Lagoinha em São Paulo. Ao todo, foram 176 horas de formação, além de 516 horas de atividades a distância; 158 educadores participantes; 72 títulos, 2016 exemplares de livros entregues; 2009 crianças beneficiadas diretamente.

Reavaliei a minha prática ao contar história. Não explorava tanto a parte da escrita e substituía palavras por sinônimos, facilitando a compreensão do texto, podando a imaginação dos meus alunos e limitando-os às minhas próprias vivências e interpretação. Trabalhamos todos os gêneros literários, os livros escolhidos transmitiram prazer, curiosidade e até mesmo frustração, mas mesmo assim enriqueci a bagagem literária dos meus alunos.

Cláudia
Professora da rede pública de ensino Mongaguá – São Paulo

Livro digital multimídia

Projeto coordenado pelos professores Vera Wannmacher Pereira e Gilberto Keller de Andrade, da PUCRS, com colaboração de pesquisadores de outras universidades, de 2015 a 2017, buscou contribuir para estudos sobre o uso de livros digitais multimídia de cunho científico-tecnológico-pedagógico dirigidos a estudantes de graduação, de modo a identificar as suas características, considerando o uso no que se refere à compreensão, ao processamento, à aprendizagem, à interação e à satisfação. Participaram professores e estudantes de Letras, Comunicação e Ciência da Computação, com apoio de edital do Programa de Apoio à Integração entre Áreas, da PUCRS. Houve a geração do m-book Gate to Pragmatics – Uma introdução a abordagens, conceitos e teorias da Pragmática, disponibilizado para estudantes de Letras. A EDIPUCRS vem lançando publicações dessa natureza que são produtivas e confortáveis ao usuário.

Lançamento do livro Pensar a Educação na Pós-modernidade

Em 2017, o Irmão Alfredo Crestani lançou o livro Pensar a educação na pós-modernidade: a consciência planetária e ecológica, sua quinta obra. A publicação tem o intuito de ajudar pais e educadores, discorrendo sobre temas que, em muitas situações, afligem ambos pela densidade de dúvidas que o mundo pós-moderno globalizado suscita. São abordadas dúvidas, inquietações e desafios provocados pelo processo tecnológico, traçando um paralelo com a importância de cuidar do meio ambiente. Seguindo o autor, chegar à ecologia da ação, mediante o cultivo da consciência planetária, “é a ambição de todos quantos se esmeram para que o ambiente do ser humano do amanhã seja mais cuidado e isento das depredações que se constatam diariamente”.

FTD Educação lança abecedário de personagens do folclore brasileiro

A FTD Educação, em parceria com as Edições Sesc SP, lançou a obra, da jornalista Januária Alves. Com lançamento no mês do Folclore, agosto, a obra ganhou mais de 30 inserções na imprensa, entre TV, rádios, jornais impressos e online e revistas. Entre elas, uma resenha bastante positiva em uma das mais prestigiadas revistas literárias nacionais: a 451. O especialista no tema André Bazanella traça um panorama da obra com esmero e das figuras pouco conhecidas, retratadas pela autora.

Januária foi entrevistada também por programas como Globonews Literatura (TV Globo); Panorama (TV Cultura), Revista CBN (Rádio CBN), todos de repercussão nacional.

FTD Educação e a união com Google

Uma parceria inédita entre Google Education e FTD Educação ganhou os holofotes da imprensa especializada em educação, mercado editorial e comunicação.

A solução, voltada para escolas privadas e públicas, movimentou o mercado e reuniu jornalistas na sede do Google para uma conversa com os porta-vozes Antonio Rios, superintendente da FTD Educação, e Rodrigo Pimentel, diretor do Google Education no Brasil.

Porvir.org e Publishnews foram os veículos que repercutiram o tema com destaque. Canais focados em marketing e comunicação, como o Clube de Criação, também escreveram sobre a parceria.