Centro-Norte

Escola Vocacional

O propósito do projeto Escola Vocacional é oferecer formação teórica-vivencial, de modo a contribuir para a construção de uma cultura vocacional nas congregações, nos Institutos e na Igreja. Os objetivos específicos são:

  • proporcionar análise das realidades juvenis considerando a atuação dos(as) animadores(as) vocacionais;

  • aprofundar a reflexão sobre a realidade eclesial na América Latina;

  • contribuir com a dimensão do cuidado, em suas variáveis, nas pessoas do(a) vocacionado(a) e do(a) animador(a) vocacional;

  • favorecer o diálogo, a troca de experiências e a busca de ferramentas comuns para os desafios na animação vocacional;

  • vivenciar a espiritualidade na perspectiva do encontro inspirado na pedagogia de Emaús.

O caminho metodológico do projeto é construído por meio de:

  • 1. Oferta de um encontro de imersão, constituído, essencialmente de:

    • cinco dias de estudo;

    • oito horas de trabalho educacional diário;

    • estudo, aprofundamento, fórum, seminário e experiência vivencial;

    • quarenta horas de estudo.

  • 2. Elaboração do projeto pedagógico que preverá uma conexão temática que inclua três etapas consecutivas, mas independentes entre si, para efeitos de certificação e, não obrigatórias, entre si, como pré-requisito para a participação. Passos:

    • aprovação do projeto no Conselho de Administração/CAD;

    • estabelecimento de parcerias institucionais com a Universidade Católica de Brasília/UCB e com a Conferência dos Religiosos do Brasil/CRB;

    • definição da proposta metodológica, com eixos temáticos, temas específicos e assessorias;

    • elaboração do Plano de Comunicação;

    • reuniões periódicas do Grupo de Trabalho responsável pela Escola Vocacional com a distribuição de responsabilidades.

De 2014 a 2019 tivemos 643 participantes na Escola Vocacional, de várias congregações e dioceses.

  • Irmã Maristela Ganassini, filha do Sagrado Coração de Jesus, Ijuí (RS)

  • Escola Vocacional.

Centro-Norte

Encontro Regional de Comunidades

O Encontro Regional de Comunidades é realizado em quatro regiões da Província Marista Brasil Centro-Norte (sudeste, centro-oeste, norte e nordeste). Em cada uma das regiões reúnem-se as comunidades religiosas daquela região. Em 2019, o Encontro teve como lema “Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus”(Mq 6, 8).

O objetivo do encontro é refletir sobre a realidade das comunidades na Província em face dos desafios da Vida Religiosa Consagrada nos tempos atuais. Por meio das reflexões geradas nesses encontros, o Conselho Provincial trabalhou na sistematização delas e chegou a quatro dimensões a serem aprofundadas com as comunidades: opção pelos pobres, consagração, missão e fraternidade.

  • Ir. Carlos Eurípedes da Comunidade Marista de Silvânia, Silvânia (GO)

  • Encontro Regional de Comunidades.

Centro-Norte

Acompanhamento ao MCHFM

Ao longo do último triênio, o Setor Vida Consagrada e Laicato acompanhou a equipe da coordenação do MChFM nas reuniões periódicas e em alguns encontros regionais das Fraternidades.

O MChFM se prepara para celebrar 35 anos de fundação no Instituto. “Nascido em 1985, esse Movimento tem sido a expressão laical do carisma mais desenvolvida em nível formal, agrupando atualmente mais de 3.000 membros. Esses traços do carisma em perspectiva laical constituem o ponto de encontro de todo o processo formativo de um Marista leigo(a), em qualquer de suas expressões.”*

Os Maristas, Leigos e Leigas aportam uma forma de viver o carisma por meio de espaços diversos (familiar, paroquial, trabalho, escolar...). Atualmente, o Movimento Champagnat na Província tem constituídas 26 fraternidades com 289 participantes. É o carisma Marista se adaptando ao tempo com novas expressões.

  • Marcia Souza

  • Acompanhamento ao MCHFM.

* Ser Marista Leigo, p. 24.

Centro-Norte

Centro de Estudos Maristas (CEM)

O Centro de Estudos Maristas (CEM), criado em 1986, é uma unidade de referência da memória institucional Marista da Província Marista Brasil Centro-Norte. Como centro de documentação, tem por princípio e missão: recolher, organizar, preservar, conhecer, divulgar e dar acesso ao patrimônio histórico, cultural e espiritual Marista, legado do Instituto para a Igreja e para a sociedade. Da mesma forma, visa contribuir para a formação de crianças, jovens e educadores, Irmãos, Leigas e Leigos, colaboradoras e colaboradores Maristas, comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.

No decorrer dos seus 33 anos, o CEM organizou o Arquivo Histórico Institucional, duas bibliotecas, sendo a primeira denominada Biblioteca Ir. Ângelo Camata, especializada em títulos Maristas e, a segunda, intitulada Biblioteca Provincial São José, composta por acervo geral de todas as ciências. Também foi criado um espaço para a instalação das salas de exposição permanente e temporária, para apresentação das coleções de objetos bidimensional e tridimensional.

O Arquivo Histórico é composto por coleções diversas como iconográfica, cartográfica, textual, acervos audiovisuais, sonoros, filmográficos, fonográficos e micrográficos, e acervos eletrônicos/digitais. Destacam-se, ainda, dois conjuntos arquivísticos: o institucional e o privado.

A Biblioteca Provincial, anteriormente instalada em Mendes (RJ), foi transferida para Belo Horizonte, no ano de 2000, e incorporada ao CEM. Seu acervo é constituído de livros e periódicos, de todas as ciências. Desse acervo sobressaem as coleções de Obras Raras e Especiais. Da coleção de temas gerais, ganha importância um “Ofício de Semana Santa” de 1454, manuscrito em pergaminho. Atualmente, a Biblioteca Provincial conta com aproximadamente 50.000 exemplares, pois, desde a sua organização, no ano de 2000, várias coleções foram a ela incorporadas.

Destacam-se na Biblioteca Ir. Camata, composta de acervos Maristas, os breviários do Pe. Champagnat de 1815, títulos da Coleção Editora FTD (1894-1970), a publicação Vingt Ans de Brésil, de 1917, e o exemplar do Guide des Écoles, de 1853.

A Exposição Permanente, inaugurada em 2003, apresenta 542 bens culturais, dispostos em salas temáticas, sobre a vida do Pe. Marcelino Champagnat, a gênese do Instituto Marista e a vinda dos Primeiros Irmãos para o Brasil, em 1897. O circuito expositivo apresenta, também, elementos da identidade Marista e do processo de ensino e aprendizagem. Todos esses elementos promovem um elo entre o sensível e o inteligível, entre o material e o imaterial, postos nos objetos apresentados.

  • O CEM é um local de celebração da história e da tradição Maristas. Um espaço onde a gente pode parar o tempo, a correria lá de fora, vir aqui para contemplar os objetos, contemplar a história e refletir sobre a importância desses objetos e da cultura material e espiritual. Então, para mim, aqui é um laboratório, em que alunos e professores têm a oportunidade de entrar em contato com os documentos, com os objetos de arte, e saber um pouco ou muito do que isso tudo representa. Por quê? Porque a história dos Irmãos Maristas está associada à própria história do país, da cidade de Belo Horizonte. Essa história não está sozinha, deslocada.”

    Célia Regina Araujo Alves, historiadora e voluntária do CEM, Belo Horizonte (MG)

  • Vista da exposição permanente do CEM.

Centro-Norte

Historial Marista de Apipucos (HMA)

O Historial Marista de Apipucos (HMA), criado em 1997, é uma unidade de referência da memória institucional da Província Marista Brasil Centro-Norte, que visa, assim como os demais segmentos Maristas, educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, fundamentado em São Marcelino Champagnat, para formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.

O HMA caracteriza-se como um centro de documentação e tem por princípio e missão: recolher, organizar, preservar, conhecer, divulgar e dar acesso ao patrimônio histórico, cultural e espiritual Marista, legado do Instituto para a Igreja e para a sociedade.

Seu espaço é composto por:

  • Arquivo Histórico: conta com documentos textuais, iconográficos, discos de vinil, acervo filatélico e numismático, acervo privado dos Irmãos Maristas e acervo institucional, referente às unidades educacionais, sociais e comunidades religiosas das antigas Províncias Maristas do Brasil Setentrional e Brasil Norte e da atual Província Marista Brasil Centro-Norte.

  • Biblioteca especializada Marista: composta de livros e periódicos sobre os temas: Instituto Marista, Mariologia, Biografias de Irmãos e títulos da Coleção FTD Educação. Tem aproximadamente 1.135 títulos inventariados.

  • Espaço de Exposição Permanente: com 221 bens culturais, apresenta a origem da instituição Marista, a história do Fundador, o crescimento da Congregação na França, a expansão pelo mundo, a chegada e o desenvolvimento no Brasil, a criação das Províncias Maristas do Brasil Setentrional e Brasil Norte, que compreende os estados do norte e nordeste e o Distrito Federal, bem como a vida dos Irmãos Maristas dessas Províncias.

  • Reserva técnica: guarda os acervos bidimensional e tridimensional de reserva, contendo cerca de 380 itens inventariados.

O Historial Marista de Apipucos é um projeto que nasceu no coração dos Irmãos Maristas da Província Marista do Brasil Norte. Um sonho de cuidar, preservar e propagar a história Marista, que se tornou realidade em 1997, ano da comemoração do Centenário da chegada dos Irmãos Maristas ao Brasil. O HMA busca ser um ambiente de acolhida para alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, Irmãos, ex-Irmãos, ex-colaboradores, filhos e netos. Todos que visitam imergem na história, revivem e encontram-se, também, com o novo. Um livro, uma fotografia, um objeto, um retrato de um Irmão, de uma escola, de uma comunidade, integram o acervo do HMA. Toda essa memória Marista faz parte da história de cada um que passou ou está hoje nas unidades Maristas. O Marista e seu legado fazem parte da cidade, do estado e do país, e o Historial tem por missão salvaguardar os registros dessas memórias.

  • Vista da exposição permanente do Historial Marista.

Centro-Sul

EVANGELIZAÇÃO E JUVENTUDES – HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS JUVENIS

Contar a história dos movimentos juvenis foi uma iniciativa que surgiu durante a concepção do Memorial Marista da PMBCS. O projeto, lançado em abril de 2019, prevê uma exposição no Memorial Marista que aborda a temática da juventude de maneira descontraída. A presença de uma kombi no local serve como um elemento catalisador, que permite contar essa história. Além disso, a exposição tem por objetivo salvaguardar a caminhada das agremiações juvenis Maristas, possibilitando ao visitante acessar informações de forma interativa e dinâmica.

A kombi é o destaque da exposição, que conta também com um totem interativo, onde as pessoas podem acessar a linha do tempo e conhecer mais sobre os movimentos juvenis Maristas. No cenário também foi utilizada a tecnologia de projeção mapeada, dando a ilusão de movimento, onde a kombi passeia pelas décadas, de 1940 até 2010.

O lançamento do projeto ocorreu na Assembleia dos Irmãos, contou com 150 participantes e 30 fornecedores externos, além de um total de 2.577 visitantes do Memorial Marista entre os meses de abril a dezembro.

  • A nossa história, o que vivemos e sentimos, principalmente se tiver uma Kombi envolvida, não será esquecida. Histórias essas possíveis de se separar das conquistas da Juventude, e o Memorial encontrou uma maneira incrível de ilustrar isso, trazendo como representação aquilo que todos nós, Maristas de Champagnat, guardamos com tanto carinho: memórias de conquistas, símbolos e viagens de Kombi.“

    Matheus Rosa, ex-aluno e Leigo Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Memorial Marista inaugura o espaço “Evangelização e juventude Marista”. (Foto: João Borges.)

Centro-Sul

LIVRO NOSSOS SUPERIORES GERAIS

O Livro Nossos Superiores Gerais: biografias dos Superiores do Instituto dos Irmãos Maristas, de 1839 a 1993, lançado em 2019, é uma obra fruto do trabalho de pesquisa e tradução do Memorial Marista da PMBCS, que reuniu e revisou diversas biografias de Irmãos, traduzindo-as para a língua portuguesa, destacando o legado que cada um deles, a seu modo e tempo, deixou ao mundo Marista.

O projeto surgiu em 2017, por ocasião da tradução do livro Nos Supérieurs (Nossos Superiores), do Irmão Jean-Emile, e buscou preencher uma lacuna na historiografia Marista de língua portuguesa, ao tornar conhecida a figura dos superiores gerais já falecidos, desde o Irmão Francisco (1839-1860) até o Irmão Charles Howard (1985-1993).

A arte da capa buscou reunir uma seleção de Irmãos que foram exemplos de gestão em épocas de grandes desafios e de conquistas admiráveis em todos os continentes, para levar a missão que São Marcelino sonhou a muitas dioceses do mundo. Além do livro, surgiu a Oficina Temática do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM), um curso de extensão com certificado pelo Farol 1817 e o Instituto Ciência e Fé de Curitiba.

  • Meu superior provincial, sabendo que no meu currículo havia passado algum tempo em Curitiba, presenteou-me com o livro Nossos Superiores Gerais. Foi para mim uma leitura muito agradável. [...] Após a leitura de todo o livro fica a minha sugestão da continuação com o trabalho sobre os outros Superiores Gerais (o livro concentrou-se na biografia dos Irmãos Superiores já falecidos). Que Jesus, Maria e São Marcelino continuem animando o trabalho de vocês.“

    Irmão Léonard Ouellet, FMS Canadá

  • Lançamento do livro, em 2019, durante a Assembleia dos Irmãos da PMBCS. (Foto: João Borges.)

Centro-Sul

RELICÁRIO

O Memorial Marista foi idealizado com o objetivo de resgatar e preservar os feitos e registros históricos que formam a trajetória da PMBCS. O interesse do projeto recai sobre histórias singulares das pessoas que, como sujeitos sócios-históricos-culturais, constituem-se em células de protagonismo na teia de funções sociais que caracterizam a PMBCS.

O objetivo do projeto Relicário é compor um acervo de fontes primárias autobiográficas dos Irmãos Maristas. Cabe ao Memorial garantir que os pesquisadores, de hoje e do futuro, tenham acesso às histórias de vida dos Irmãos – vocação, espiritualidade, trabalho, gestão etc. –, bem como às informações que esclareçam razões e eventos que culminaram em decisões e estratégias na Instituição.

Foram produzidos 20 arquivos audiovisuais, que figuram como fontes primárias autobiográficas dos Irmãos Maristas, que passam a incorporar o acervo histórico do Arquivo Provincial/Memorial, criando um fundo chamado Biografia dos Irmãos da PMBCS

  • Ir. Paulino Inácio Jacob (póstumo)

  • Ir. Ivo Antônio Strobino, da PMBCS, contribuindo com sua história de vida para o Projeto Relicário. (Foto: João Borges.)

  • Ir. Clemente Ivo Juliatto, da PMBCS, contribuindo com sua história de vida para o Projeto Relicário. (Foto: João Borges.)

Centro-Sul

CAMINHOS DA FÉ

No mês de celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, o Memorial Marista da PMBCS lançou a exposição “Caminhos da Fé”, uma mostra que teve como mote a história dos peregrinos que se deslocam até o Santuário Nacional de Aparecida no roteiro designado “Caminho da Fé”.

O projeto foi conduzido pela equipe do Memorial Marista, com a Área de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (IMV) da PMBCS e em parceria com a Escola Curitiba de Mosaico e o artista Nico Ferrera. As obras são um fragmento de um projeto nacional. A ideia coletiva, batizada de “Arte no Caminho”, é do artista Nico Ferrera, que tem percorrido ateliês e associações para convidar voluntários a participarem. No Paraná, o projeto foi acolhido pela Escola Curitiba de Mosaico, que funcionou como espaço para o desenvolvimento das obras. Ao tomar conhecimento desse projeto, o Memorial Marista se interessou por divulgar essas peças, valorizando os artistas e apresentando à comunidade local esse belo trabalho.

A exposição durou cerca de quatro meses e recebeu mais de 900 visitantes que puderam apreciar 40 obras de mosaicistas paranaenses.

  • Essa exposição foi tão importante para mim! Ter a oportunidade de expor, entrevistar os participantes, deixar escrita a minha prece, visitar a mostra ao lado de meu marido e de meu filho, me emocionar, chorar, agradecer... Foi muito gostoso!”

    Magaly Floriano da Editora da Revista Eletrônica Mosaico na Rede e Mosaicista, Curitiba (PR)

  • Mosaicistas paranaenses apresentam suas obras na exposição Caminhos da Fé. Exposição retrata peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. (Foto: João Borges.)

Sul-Amazônia

Memórias Maristas: histórias de amor e vida chega a sua terceira edição

Histórias de fé, amor, superação, doação e confiança são valores transmitidos em narrativas de pessoas que dedicaram a vida à missão Marista. Sabendo que a trajetória de uma instituição é feita, principalmente, por suas pessoas, o projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida visa resgatar e valorizar a biografia de vida de Irmãos e Leigos que, com o seu dia a dia, ajudaram a construir a Província Marista Brasil Sul-Amazônia.

Relatos sobre família, infância, religião, estudo, profissão, importantes decisões e superação de desafios são temas abordados nos minidocumentários. Em sua terceira edição, lançada em 2019, foram registradas as narrativas de dez Irmãos e dois Leigos, que desenvolveram missão em diversos espaços de atuação da Província e do Instituto Marista.

“Para além do acervo documental preservado pelo Arquivo Provincial, acreditamos que essas histórias de vida são fonte de inspiração, disseminadoras de conhecimento, além de instrumento para a perenidade do carisma Marista e promoção da vida”, explica Graziele Santorum, arquivista da Província Marista Brasil Sul-Amazônia.

  • Grazieli Santorum, arquivista da Província Marista Brasil Sul-Amazônia

  • Entrevistas preparatórias e diárias de gravações na produção dos minidocumentários.

Sul-Amazônia

Política Institucional para Acervos Históricos

Reconhecendo que a memória é uma das bases para o desenvolvimento social e importante ferramenta de gestão e comunicação institucional, a Província Marista Brasil Sul-Amazônia criou a Política Institucional para Acervos Históricos, que estabelece critérios para preservar, valorizar e disseminar a memória local, contribuindo para o fortalecimento da imagem e reputação institucional. São diretrizes que se assemelham a pontes, tornando possível a conexão entre as pessoas e o patrimônio espiritual, histórico e cultural Marista.

Aplicada à dimensão canônica, a política é um convite dos Centros de Memória da PMBSA – Arquivo Provincial e Centro de Espiritualidade e Memória Marista – para que Irmãos, gestores e colaboradores se reconheçam enquanto produtores e promotores do legado de Champagnat. Quando se fala em memória institucional, é preciso considerar, além da história já construída, as décadas e séculos que estão por vir, por isso a importância dessa política e da consciência de que nossos acervos estão a serviço da missão Marista.

  • Gabriela do Carmo

  • Capa do documento institucional lançado em 2019. (Foto: Divulgação.)