Centro-Norte

Comissão Provincial das Juventudes

A Comissão das Juventudes deve ser um lugar de exercício do protagonismo e da participação juvenil, no qual os jovens tenham voz ativa, sendo valorizados por suas ideias e questionamentos, respeitados e considerados. Eles devem contribuir com outros jovens na busca de sua autonomia e identidade. Para o jovem, o grupo vem a ser, ainda, uma ajuda para enfrentar os desafios que esta etapa de vida lhes impõe. É nele que o jovem aprende a se educar para olhar e descobrir a realidade com os outros, experiência que lhe permite encontrar a pessoa de Jesus de Nazaré.

A Comissão das Juventudes é formada por jovens que compõem os diferentes grupos e iniciativas pedagógico-pastorais, que dinamizam a missão nas Unidades Socioeducacionais da Província. Como espaço de representação juvenil, tem como objetivos específicos:

  • 1. ser espaço-tempo de encontro das juventudes Maristas, criando interação e conexão entre as diversas realidades juvenis;

  • 2. ser um lugar de interfaces entre os anseios, sonhos, desejos e desafios das juventudes Maristas com Irmãos, Leigos Maristas, educadores, gestores e familiares;

  • 3. promover debates, discussões e posicionamentos dos jovens Maristas nos espaços institucional, eclesial e sociopolítico;

  • 4. representar jovens que compõem a Província Marista Brasil Centro-Norte.

  • Gabriel, Julia Costa, Julia Oliveira e Tiago

  • Participantes da 2ª Comissão Provincial das Juventudes. (Foto: Divulgação.)

Centro-Norte

Jornada Provincial das Juventudes: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

A Jornada Provincial das Juventudes é uma das respostas ao XXII Capítulo Geral do Instituto Marista que nos convida a ser “agentes de mudança, construtores de pontes, mensageiros da paz, comprometidos na transformação da vida dos jovens por meio de uma educação evangelizadora”.

A realização da Jornada Provincial das Juventudes é uma oportunidade para escutar, dialogar e discernir os apelos que nascem do coração dos jovens. É pela presença, testemunhal e afetuosa, que poderemos acompanhar o itinerário de crescimento na fé daqueles que são nossos interlocutores na missão.

A Jornada é uma condição de possibilidade para que a nossa tarefa de educadores e evangelizadores seja protagonizada com os jovens, e não apenas para os jovens. É um modo de romper com a lógica adultocêntrica e com a falsa ideia de que os jovens são apenas promessa de futuro. Eles são promessas do presente, isto é, sujeitos capazes de forjar uma nova realidade, desde o agora. Nessa perspectiva, a realização de tal atividade nos conecta aos apelos do XXII Capítulo Geral, que, vinculado ao posicionamento eclesial proposto pelo Papa Francisco no tocante às juventudes, convida-nos ao compromisso pessoal e comunitário de ser presença entre os jovens, acompanhando-os com propostas vocacionais proativas e, ao mesmo tempo, renovando nossos planos de ação vocacional.

  • Adriane Ramos de Melo, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Pio X, João Pessoa (PB); Sofia Morais Russeff Prado, ex-aluna do Colégio Marista Dom Silvério, Belo Horizonte (MG); Manoel Aquino de Lacerda Neto, ex-aluno do Colégio Marista de Aracati, Aracati (CE)

  • Participantes da Jornada Provincial das Juventudes.

Centro-Norte

Missão Marista de Solidariedade

Projeto criado, em 1997, com o objetivo de reforçar e ressignificar, nas Unidades Socioeducacionais do Marista Centro-Norte, uma educação pela e para a solidariedade, concebendo esse valor não apenas como conteúdo a ser estudado e compreendido, mas, sobretudo, como vivência e atitude da vida cotidiana. A Missão Marista de Solidariedade (MMS) visa despertar na comunidade educativa a sensibilidade social, com base na convivência com realidades e culturas diferentes, com comunidades em situação de vulnerabilidade social e ser tempo forte de construção e vivência solidária numa troca de saberes e fazeres.

  • Ana Luiza e Warley Ferreira e Silva, professores do Colégio Marista São José, Montes Claros (MG)

  • (Foto: Divulgação.)

Centro-Sul

CIRCUITO PROJETO DE VIDA

Desenvolvido e coordenado pela PMBCS, o Circuito Projeto de Vida (CPV)5 possibilita aos jovens uma visão integral de si mesmos e reflitam sobre suas vidas nas várias dimensões do ser humano. O CPV também contribui para que exerçam sua liberdade de escolha com responsabilidade coerência, acompanhando-os no discernimento em relação ao seu futuro.

O CPV é composto por uma plataforma digital, a Revista Mais Feliz e o Almanaque Vocacional. São materiais de caráter pedagógico e destinados a jovens e adolescentes com idades entre 13 e 18 anos, que desejam pensar mais profundamente sobre projetos de vida e vocação. É um projeto no qual se encontra espaço para registrar as memórias históricas e os próximos passos em direção aos seus sonhos. Um lugar especial para aprender e se inspirar, conhecer mais sobre si e seu futuro.

Em 2019 foram discutidas doze temáticas; aproximadamente 300 horas trabalhadas em sala de aula; mais de 3.500 alunos atingidos pelo projeto e contabilizados 13.972 usuários no site do CPV.

  • Como professor e colaborador da Rede Marista de Colégios sinto que foi gratificante e único poder trabalhar no CPV, ajudando nossos jovens e adolescentes em suas escolhas, construindo laços e transformando suas realidades. O projeto de Vida está no passo de cada passo.”

    Ismael Tomazini, professor do Colégio Marista de Ribeirão Preto, Província Marista Brasil Centro-Sul, Ribeirão Preto (SP)

  • Grupo de professores que desenvolvem o CPV na Rede Marista de Colégios e no Marista Escolas Sociais do Grupo Marista. (Foto: João Borges.)

Centro-Sul

VIDA FELIZ

O Vida Feliz busca desenvolver com os jovens processos de escuta, diálogo, formação e acompanhamento, criando espaços e recursos que contribuam na construção de seu projeto de vida. Realizado há anos, vem contribuindo para uma abertura cada vez maior à cultura vocacional na PMBCS. São desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Pontes: em parceria com escolas públicas busca despertar para o processo de construção do projeto de vida.

  • Liderança juvenil: formação de líderes e produção de conhecimento sobre o universo juvenil e suas relações.

  • Conexão Mais Feliz: para adolescentes que desejam aprofundar seu projeto de vida e fazer discernimento profissional e vocacional.

  • Conexão Vocacional Marista: são encontros para aprofundar a missão de Champagnat e ser acompanhado pessoalmente em seu processo de discernimento vocacional.

  • Eclesial: cooperação da unidade nas estruturas de animação vocacional diocesana e paroquial.

Em 2019 foram realizados os seguintes atendimentos: 22.389 no Projeto Pontes, 4.223 no Liderança Juvenil, 778 no Conexão Mais Feliz, 74 no Conexão Marista e 2.946 no Eclesial.

  • No Vida Feliz comecei a construir o meu projeto de vida, onde entendi o real sentido de tudo; o que eu faço tem um porquê e se é algo que seja importante para mim, eu devo correr atrás. Cresci e aprendi o que é conviver com várias pessoas diferentes, com costumes diferentes dos meus e talvez pessoas que passassem pelas mesmas coisas que eu, mas até então eu não sabia de nada, pois nunca tinha trocado ideia com elas.”

    Stefani Saggin Scarton, educanda do Vida Feliz de Joaçaba, Província Marista Brasil Centro-Sul, Joaçaba (SC)

  • Encontro Provincial do Vida Feliz. (Foto: João Borges.)

Centro-Sul

FORMAÇÕES DA PROVÍNCIA

O Projeto Gaudete busca desenvolver o valor da espiritualidade e sua aplicabilidade nos diferentes contextos de gestão do Grupo Marista; ofertar um espaço de reflexão e vivência, pessoal e grupal, em vista do autoconhecimento e de uma evolução consciente; e, divulgar a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e Exultai) do Papa Francisco.

O Curso de Formação Hermitage Marista conta com a participação de Irmãos, Leigos e Leigas do MChFM, colaboradores, professores e gestores do Grupo Marista e das Províncias da Região América Sul, e tem como propósitos: estudar os temas da história e evolução do carisma Marista; desenvolver o conhecimento sobre o contexto histórico, social, político e religioso da vida de Champagnat e dos primeiros Irmãos Maristas; aprofundar elementos da pedagogia Marista para os dias atuais e oferecer um conhecimento mais profundo de Marcelino Champagnat por meio de sua correspondência ativa e passiva (Cartas).

Em 2019, o Projeto Gaudete realizou duas edições, uma em cada semestre e o Curso de Formação Hermitage Marista realizou três etapas distintas ao longo do ano.

  • O mundo está acelerado, as atividades da instituição estão aceleradas, a gente não pode parar porque os nossos concorrentes e parceiros estão acelerados. Então, esse Projeto nos faz parar para refletir como podemos no nosso dia a dia fazer com que a vida das pessoas, principalmente dos outros, principalmente dos líderes que estão abaixo de cada um de nós, seja melhor, seja facilitado, seja mais leve.“

    Andreia Malucelli, decana da Escola Politécnica da PUCPR, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Momento de aprendizado durante o Curso de Formação Hermitage Marista. (Foto: João Borges.)

Centro-Sul

NÚCLEOS DE IDENTIDADE MISSÃO E VOCAÇÃO (NIMVS) E FÓRUM DE IDENTIDADE MISSÃO E VOCAÇÃO (IMV)

Com a implantação do novo modelo organizacional da PMBCS, que passou a contemplar a constituição da sua Organização Religiosa, percebeu-se a necessidade de criar um processo orgânico de missão*, que garantisse o protagonismo das Frentes de Missão6, de acordo com as suas características e que ao mesmo tempo garantisse a unidade de propósito, sinergia e o direcionamento da energia em focos prioritários em nível provincial.

Nesse contexto, em 2019, surgiram os NIMVs, que reúnem em cada Frente de Missão pessoas estratégicas para garantir a eficácia da missão Marista in loco. Além dos Núcleos, há o Fórum de IMV, que reunirá periodicamente representantes dos NIMVs, em busca de identificar temas e pautas comuns que direcionem as iniciativas locais em unidade provincial, com trocas de serviços e complementações.

A Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS é responsável pela animação dos NIMVs e pela realização do Fórum de IMV e as Frentes de Missão são responsáveis pela implantação do projeto. O lançamento oficial do projeto ocorreu no I Fórum de IMV, realizado em 2019.

  • Os NIMVs e o Fórum de IMV inauguram um novo jeito de planejar e avaliar as iniciativas de IMV da PMBCS, enriquecendo progressivamente as análises e demonstrações com evidências científicas. Um ganho secundário importante está na integração das frentes de missão e na articulação das pautas de missão e de gestão.”

    AJosé Leão da Cunha Filho, Diretor de Identidade, Missão e Vocação, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • I Fórum de Identidade, Missão e Vocação realizado em novembro de 2019, no Centro Marista Champagnat (CMC). (Foto: João Borges.)

*Diretoria Executiva de Educação Básica (Deeb), TECPUC, Saúde, PUCPR, FTD Educação, Católica de SC, Corporativo do Grupo Marista.

Centro-Sul

V ASSEMBLEIA DE JUVENTUDES MARISTAS

A Assembleia de Juventudes Maristas* é um espaço de escuta e participação dos adolescentes e jovens da PMBCS e dos seus acompanhadores (pastoralistas). É uma oportunidade para que as juventudes da PMBCS possam exercer o seu protagonismo na escolha dos representantes da Comissão Provincial de Juventudes.

Durante o evento há uma oportunidade de partilhar com os integrantes da Comissão Provincial que estão encerrando seus mandatos; e, também, de participar das palestras; dos momentos de espiritualidade e reflexão sobre a decisão de se candidatar como representante das Juventudes; da votação, celebração e do anúncio dos eleitos para a nova Comissão Provincial. Além disso, ocorrem diálogos com os pastoralistas e os jovens sobre as reflexões de novos horizontes, planejamento para os próximos anos e celebração de envio, para que todos possam continuar a missão em suas cidades e áreas de atuação.

Em 2019, foram eleitos os novos membros da Comissão Provincial de Juventudes, gestão 2019-2022, que tem o papel de representar os interesses juvenis em espaços provinciais de deliberação.

  • Debora Longhi, aluna do curso de Direito da PUCPR – Campus Maringá, Província Marista Brasil Centro-Sul

  • Momento de reflexão entre participantes da V Assembleia de Juventudes Maristas. (Foto: João Borges.)

*A Assembleia é de responsabilidade da área Identidade, Missão e Vocação da PMBCS e da Diretoria Executiva de Educação Básica (Deeb) com a participação do Laicato Jovem Marista, da PUCPR e da Católica de SC.

Sul-Amazônia

Pastoral Juvenil Marista celebra 10 anos

Em 2019, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) celebrou uma década de evangelização com os estudantes e educandos da Rede Marista. A comemoração foi marcada por diferentes iniciativas realizadas ao longo do ano, como formações, Encontro de Jovens Maristas (EJM) e websérie.

Para o coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, o mais gratificante da caminhada de uma década da PJM é o processo que ela vem fazendo. “Esse é um grande espaço de evangelização e de construção de uma sociedade mais fraterna, acolhedora e humana. É um orgulho ver aquele caminho que foi trilhado lá no início se concretizando dia a dia nas Unidades”, afirma.

Os momentos formativos foram realizados em cada um dos grupos da PJM como uma forma de preparar os participantes para o Encontro de Jovens Maristas (EJM). Com o tema Tempo de Ser, o evento reuniu mais de 1.300 estudantes e educandos de 25 unidades da Rede Marista na cidade de Erechim (RS).

A websérie Sou PJM foi lançada com o objetivo de contar a história da Pastoral Juvenil Marista pelo olhar daqueles que ajudaram a construí-la. Os 11 episódios apresentam depoimentos de Irmãos, assessores, animadores, jovens e ex-participantes para relembrar a trajetória desses 10 anos e prospectar o futuro.

  • Karen Theline

  • Encontro de Jovens Maristas – iniciativa celebrativa dos 10 anos da PJM.

Sul-Amazônia

Movimento Farol

Lançado no dia 6 de junho de 2019, o Movimento Farol – grupos juvenis de vida Marista tem o propósito de ser uma organização laical que proporciona experiências por meio do carisma Marista. Atualmente, conta com três grupos formados por Leigos e Leigas de Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul.

O Movimento Farol surge como um jeito de percorrer os caminhos na jornada da vida, equilibrando a dimensão da espiritualidade, da vida partilhada e da missão, praticando em cada uma delas as virtudes mariais de humildade, simplicidade e modéstia.

Nesse sentido, a nova expressão laical existe para a missão, para sair e inserir-se em pastorais, conselhos, organizações, campanhas e atividades promovidas por espaços eclesiais ou civis. O e-book que apresenta a fundamentação do Movimento e embasa a criação de novos grupos está disponível no site da Rede Marista.

Para Natalia Fernanda Menegol, referência do grupo de Porto Alegre, fazer parte do início dessa caminhada é gratificante. Ela explica que o Movimento é uma oportunidade para viver um aspecto da vida que muitas vezes é ignorado no cotidiano: “Nem sempre temos espaço na vida para falar da nossa história, para pensar nosso projeto de vida, nossos sonhos e compartilhar com as pessoas”, pontua.

  • Marcos José Broc

  • Integrantes do Movimento Farol.

Sul-Amazônia

Sala de Meditação auxilia no bem-estar da comunidade acadêmica

A Sala de Meditação é um espaço da PUCRS dedicado à espiritualidade e conexão interior, em que todos podem fazer experiências de silêncio e contemplação. Conduzidas pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, as atividades desenvolvidas buscam cultivar o bem-estar individual e coletivo por meio de vivências práticas e educacionais de meditação.

Inaugurada no início de 2019, a Sala de Meditação conta com programações para a comunidade universitária durante todo o semestre letivo. Foram desenvolvida a Jornada de Meditação, com o objetivo ser um momento de acolhida e apresentação do projeto durante o início das aulas, e a Semana de Meditação #NoStress, que busca conscientizar alunos e professores para a importância do autocuidado durante o período de avaliações acadêmicas.

  • Maloni Rodrigues

  • Sala de Meditação com diferentes programações abertas para toda a comunidade universitária.