Centro-Sul

PEQUENOS LEITORES

O projeto Pequenos Leitores, desenvolvido pela área de Investimento Social Privado da FTD Educação, é uma iniciativa de formação para profissionais da rede municipal de ensino e tem como objetivo ampliar a compreensão das escolas sobre sua importante função na formação de leitores, trazendo relevância e autonomia para a Educação Infantil.

Em parceria com a Comunidade Educativa Cedac*, o projeto organiza encontros e cursos formativos para incentivar a realização de ações de fomento à leitura nas escolas e para a compreensão da contribuição da leitura e da literatura no desenvolvimento infantil. A formação é voltada para professores, coordenadores e diretores escolares com a intenção de melhorar a formação de leitores nas escolas públicas na faixa etária entre 3 e 5 anos.

Em 2019, o projeto foi desenvolvido nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Ilhabela, em São Paulo. Participaram 20 escolas com 137 participantes, dentre eles equipe técnica, diretores, coordenadores pedagógicos e professores; 330 horas de formação (por município); 254 títulos e 2.539 exemplares distribuídos, com 1.685 crianças beneficiadas.

  • Em suma, a todo tempo noto o comportamento leitor da classe nas pequenas nuances dos gestos e das falas... alguns já distinguem as diferenças de gêneros, isso mostra também para a professora o quanto tem sido importante trabalhar com as tabelas, já que elas nos mostram a equidade, evidenciam a qualidade e quantidade de obras lidas aos pequenos.”

    Olga Confessor, coordenadora pedagógica e participante do Projeto Pequenos Leitores da Escola Municipal Professora Nilce Signorini, Província Marista Brasil Centro-Sul, Ilhabela (SP)

  • Trabalho de campo de diretores – ciclo 3, no município de Ilhabela (SP). (Foto: Stephany Bevenuto.)

* A Comunidade Educativa Cedac trabalha desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem nas redes públicas. Atua na formação dos profissionais da Educação, na assessoria a gestores públicos e na produção de publicações.

Centro-Sul

TRANSFORMANDO VIDAS

O Programa de Voluntariado Transformando Vidas tem como objetivo proporcionar aos colaboradores da FTD um maior envolvimento com ações sociais por meio da aproximação com a população de rua do bairro, possibilitando que vivenciem os valores Maristas, além de contribuir para o desenvolvimento da população de rua e sua inserção no mercado de trabalho.

Em parceria com o Centro Social Dom Orione, o programa desenvolve oficinas de capacitação aos moradores de rua. O programa está inserido na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da FTD. As áreas de Responsabilidade Social e Investimento Social e Privado são responsáveis por programar as ações e propor melhorias no decorrer das iniciativas, em conjunto com o grupo de voluntários da FTD.

Em 2019, participaram 44 voluntários e cerca de 120 pessoas foram impactadas; 37 pessoas foram certificadas pelas oficinas de informática e mercado de trabalho, sendo que 20% desse público conseguiu recolocação no mercado de trabalho formal. A expectativa é ampliar o projeto para outras unidades da FTD (filiais e parque gráfico).

  • Atuo como editor e escritor há mais de 10 anos. Nesse período, já participei de inúmeros projetos relevantes, bem sucedidos ou instigantes, mas a possibilidade de conversar sobre textos com os moradores de rua que frequentaram a oficina da Casa Dom Orione foi a experiência mais transformadora que já vivi relacionada ao poder da palavra.”

    Entrega de certificados durante oficina realizada pelo Programa Transformando Vidas. (Foto: Fabiana Rodrigues.)

  • Trabalho de campo de diretores – ciclo 3, no município de Ilhabela (SP). (Foto: Stephany Bevenuto.)

* A Comunidade Educativa Cedac trabalha desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem nas redes públicas. Atua na formação dos profissionais da Educação, na assessoria a gestores públicos e na produção de publicações.

Sul-Amazônia

Professor Altair Martins vence Prêmio Minuano de Literatura

O livro Guerra de urina, do professor Altair Martins, da Escola de Humanidades, publicado pela Edipucrs, é o vencedor da segunda edição do Prêmio Minuano de Literatura, na categoria Texto Dramático.

O Prêmio Minuano de Literatura, resultado de uma parceria entre o Instituto Estadual do Livro (IEL) e o Instituto de Letras da UFRGS, com apoio da Fundação Theatro São Pedro, em sua segunda edição em 2019, tem o objetivo de ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita, com premiação aberta para obras publicadas no decorrer do ano de 2018.

Altair Martins agradeceu ao IEL por tê-lo tornado leitor, à UFRGS por introduzi-lo na leitura erudita e à PUCRS por tê-lo publicado. “A Edipucrs tem os três finalistas nessa categoria, pois publicou 12 peças de teatro. Esse texto é fundamental em momentos como o que vivemos. É o gênero em que me sinto mais livre e poderoso”, afirma o autor.

  • Altair Martins

  • ediPUCRS publica três livros finalistas da categoria Texto Dramático.

Sul-Amazônia

Edipucrs lança Atlas de Histologia em cores

As mudanças constantes e significativas, especialmente na área de tecnologia e informação, estão refletindo importantes transformações comportamentais e, consequentemente, na forma de aprender e de consolidar o conhecimento. O lançamento do Atlas pela Edipucrs em 2019 vai ao encontro desse novo perfil de alunos, e tem como objetivo apresentar de forma intuitiva, interativa e detalhada os aspectos microscópicos dos conteúdos abordados nas disciplinas de histologia.

Desde 2016, as professoras Ana Paula Franco Lambert e Márcia Rodrigues Payeras começaram a idealizar uma nova ferramenta de estudo histológico. Após um longo período de planejamento, estudos e análises, foi definido que um atlas virtual seria a melhor forma de apresentação. Nele, os estudantes têm acesso a um banco de imagens microscópicas legendadas e com a identificação de detalhes histológicos de forma livre e direta, tornando o aprendizado mais acessível e atrativo.

O estudo microscópico mais detalhado favorece uma melhor compreensão das estruturas, permitindo que os estudantes façam relações profundas e fundamentais para o entendimento do funcionamento dos órgãos e sistemas de um ser vivo. Além disso, com o conhecimento estrutural do organismo consolidado torna-se possível a compreensão de patologias, bem como o entendimento de medidas preventivas e terapêuticas.

  • Marcia Rodrigues

  • Atlas produzido com base em estudos e pesquisas desenvolvidos por docentes da PUCRS (Foto: Divulgação.)