Centro-Sul

ORÇAMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE (OCA) MUNICIPAL EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ (MPPR)

O Orçamento Criança e Adolescente (OCA) municipal dá ferramentas à sociedade civil para analisar e acompanhar o investimento público destinado à criança e ao adolescente, público entendido como prioritário. O uso e distribuição desses dados qualificam o controle social e, consequentemente, as políticas públicas que beneficiam essa população.

O projeto nasceu da ausência de métodos de interpretação do orçamento público voltados para a infância e adolescência, bem como da ausência de transparência de informações orçamentárias que possibilite a análise do OCA municipal. Com isso, o Centro Marista de Defesa da Infância estabeleceu parceria com o Ministério Público do Paraná (MPPR) para realizar uma série de iniciativas que visam assegurar a proteção integral das crianças e dos adolescentes, oferecer produções e ferramentas que orientem e potencializem o exercício da participação e do controle social e primar pela transparência dos recursos públicos.

A metodologia OCA municipal foi aplicada nos 399 municípios paranaenses, com base nas informações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR). Além disso, foi elaborado um painel demonstrativo dos dados para consulta e acesso aos resultados do OCA municipal.

  • A parceria com o Grupo Marista no desenvolvimento do Projeto OCA municipal é fundamental. O Ministério Público e a sociedade juntos podem fazer muito mais pelo controle dos gastos públicos, pela correta e prioritária aplicação de recursos públicos buscando o que tanto queremos: a efetiva implementação das políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes.”

    Danielle Cristine Cavali Tuoto, Promotora de Justiça do MPPR l Titular da 3a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude – Adolescentes em Conflito com a Lei de Curitiba

  • Logo do projeto. (Foto: Divulgação.)

Centro-Norte

Semana Social

A Semana Social é um projeto realizado anualmente e que visa ao conhecimento para a transformação do entorno dos territórios onde se encontram as unidades socioeducacionais do Marista Centro-Norte. No ano de 2019, a semana foi conduzida pela Escola Marista Sagrado Coração com o tema “Bem Comum para o Bem Viver”.

Nesse sentido, o objetivo desta edição foi trazer para o centro dos diálogos a importância e a urgência de repensarmos as relações sociais e como as estabelecemos enquanto comunidade educativa. Com o lema “Faz escuro, mas eu canto”, também refletimos sobre o pensar global e agir local, diante de tantos desafios concretos que a comunidade da Maraponga, localizada na cidade de Fortaleza (CE) vive. Para vivenciar essa proposta foram construídas programações específicas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II.

O debate sobre a Casa Comum tem nos acompanhado nos últimos anos em diferentes atividades e projetos da Escola. Missão Marista de Solidariedade, Campanhas da Fraternidade, Encontros de Formação, rodas de conversa, entre outras ações, trouxeram esta pauta para o diálogo com a comunidade educativa. Na edição de 2019, a Semana Social teve o diferencial de explorar com maior ênfase o âmbito das relações sociais, que compreende, sobretudo, a nossa visão de mundo, sobre como interagimos com o outro e com a natureza. Neste sentido, a participação do Climério, jovem cacique da etnia Anacé, revelou um traço particular desta semana. Foi, de fato, um tempo para observarmos de modo mais crítico as nossas práticas diárias de consumo, como colaboramos ou não com o cuidado com a Casa Comum e com as pessoas que mais são atingidas pela questão social. Além disso, a caminhada pelas ruas da Maraponga (Fortaleza/CE), com a participação do ensino fundamental II, ex-alunos, postulantes e educadores, demarcou o compromisso do Marista com a comunidade e suas demandas. Ao levantarmos as diferentes pautas que atingem a nossa juventude e fazermos eco das necessidades que não são individuais, também contribuímos, ainda que minimamente, com a construção de vínculos entre os sujeitos que compõem esse território de forma crítica, mas fraterna.A Semana Social, dessa maneira, segue se reafirmando como projeto importante e necessário para nossa comunidade educativa, configurando-se como experiências coletivas de despertar para o compromisso comunitário.”

Samuel Germano, coordenador de Pastoral da Escola Marista Sagrado Coração, Fortaleza (CE)

  • (Foto: Divulgação.)

Centro-Sul

PROJETO 10/10 O JOGO

Em 2019, o Conviver Marista* iniciou a construção de um novo sistema de projetos que visam desenvolver e ampliar as habilidades empreendedoras dos adolescentes entre 14 e 17 anos, bem como prepará-los para o mercado de trabalho. O Projeto 10/10 (nome faz referência aos 10 desafios do projeto), busca incentivar competências individuais e trabalho em equipe, por meio do uso crítico, criativo e consciente das tecnologias e gameficação.

Dividido em 10 desafios, os educandos puderam discutir temas, como elaboração de currículo para a inserção no mundo do trabalho; imagem pessoal; resolução de problemas; missão, visão e valores; planejamento financeiro; gestão e divisão de tarefas; metodologia de startup e simulação de processo seletivo; assim como aprenderam sobre programas do pacote office e editor de vídeos.

Em 2019, foi desenvolvido pelo Marista Escola Social Irmão Acácio em Londrina (PR), pioneiro na implantação do projeto; pelo Marista Escola Social Irmão Justino, em São Paulo e pelo Marista Escola Social – Unidade Itapejara, Itapejara D’Oeste (PR).

  • Acredito que o foco do projeto é a garantia de direitos em um momento da vida em que tudo pode e vai mudar de um ano para o outro, [...] fazendo-se necessário a preparação e introdução de questões do mundo do trabalho, instrumentalizando-os, possibilitando o encontro de novos caminhos.“

    Rafael Rodrigo Teixeira, Educador Marista da Escola Social Irmão Acácio, Província Marista Brasil Centro-Sul, Londrina (PR)

  • Educandos do Marista Escola Social Itapejara durante desafio do Projeto 10/10. (Foto: TVQ Itapejara.)

* O Conviver Marista refere-se ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado pelo Grupo Marista, de acordo com a Política da Assistência Social. O atendimento se dá no contraturno escolar às crianças e aos adolescentes com idades entre 6 e 17 anos.

Centro-Sul

EU + VOCÊ JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O projeto EU + VOCÊ Juntos por uma Educação Inclusiva, do Marista Escola Social Irmão Walmir, surgiu tendo em vista a crescente demanda de educandos com múltiplas comorbidades genéticas ou não, como deficiência intelectual, autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia e discalculia, entre outros.

Uma sala chamada Laboratório de aprendizagens foi preparada para receber os estudantes. É um espaço de apoio com ambiente adaptado para atender as necessidades dos educandos e contém diversos materiais que são utilizados para o estímulo da aprendizagem. O objetivo é contribuir para um processo de formação integral desses estudantes, para que eles possam superar as dificuldades, desenvolver autonomia, habilidades e potencialidades.

Com atividades, práticas, construções de conhecimento, jogos de aprender e a tecnologia, percebe-se o desenvolvimento dos adolescentes, que estão cada vez mais seguros e capazes de realizar aquilo que é proposto, tanto em casa como na escola, levando em consideração as limitações existentes.

Percebe-se que a comunicação em casa está mais clara e que meu filho obedece o combinado, participa ativamente das questões familiares dando sua opinião, realiza pequenas tarefas do dia a dia. Está aprendendo a esperar, amarra seu tênis sozinho e não necessita mais de ajuda quando vai ao banheiro.”

Mirian Fernandes, mãe do educando Talis Fernandes Domingos do 6o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, Marista Escola Social Irmão Walmir, Província Marista Brasil Centro-Sul, Criciúma (SC)

Como exemplo, citamos a atividade do Formação de Frases – São Marcelino Champagnat, em que consiste no educando colocar em ordem as frases de São Marcelino Champagnat. Essas são entregues desordenadamente e o intuito é que ele possa pensar sobre a estrutura de uma frase de forma lúdica e também conhecer um pouco mais do fundador de nossa instituição.

  • Aula do projeto EU + VOCÊ Juntos por uma Educação Inclusiva. (Foto: Lucimara Barbosa.)

Centro-Sul

FÓRUM MARISTA DE ADOLESCENTES (FMA)

O Fórum Marista de Adolescentes (FMA), de responsabilidade da área de Relações Institucionais da Diretoria Executiva de Educação Básica (Deeb), surgiu da necessidade de qualificar as participações e representações de crianças e adolescentes nos espaços de controle e mobilização social, alinhado com os valores e pautas Maristas.

O FMA é realizado via encontros virtuais mensais e um encontro presencial por ano. Os estudantes participam de um processo formativo que inclui atividades interativas e diálogos participativos com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da consciência crítica, da autonomia e da participação cidadã.

Dentre os resultados alcançados com o FMA destacam-se a participação de 70 estudantes, 20 educadores de referência, 18 unidades escolares e dois encontros presenciais; quatro participações internacionais entre os anos 2018 e 2019; iniciativa referenciada no Relatório 30 anos ECA – Unicef e dois participantes eleitos membros da Assembleia Provincial de Juventudes do Grupo Marista.

  • Qualquer atividade de inserção dos nossos adolescentes em um contexto de empoderamento, conscientização e de transformação, nos deve encher de orgulho e sentimento de que estamos buscando fazer a diferença na vida desses jovens.”

    Maurício Ribeiro, diretor educacional da TECPUC – Cursos Técnicos Ensino Médio, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Crianças e adolescentes participam do II Fórum Marista de Adolescentes (FMA), encontro presencial realizado em Curitiba (PR). (Foto: Pedro Braga Carneiro.)

Centro-Norte

Formação para a Cidadania

O projeto Formação para a Cidadania tem como objetivo realizar momentos formativos com os estudantes e as equipes pedagógicas e de pastoral das unidades socioeducacionais na perspectiva de uma educação para a solidariedade e consciência social crítica. O projeto foi realizado por meio de formações por videoconferência, encaminhamento de material pedagógico para as unidades e participação em eventos sobre Direitos Humanos, com vemos a seguir:

  • Videoconferência Formativa sobre Direitos Humanos, facilitada por Renato Roseno (presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará).

  • Curso de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual, realizado pela PUC/RS.

  • Material didático sobre a Filantropia: Revistinhas Turma da Mônica em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

  • Videoconferência Formativa sobre Trabalho Infantil, facilitada por Maria Izabel da Silva (consultora da Organização Internacional do Trabalho – OIT, para agenda intersetorial de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil).

  • Ciclo Formativo com as Assistentes Sociais facilitada por Paulo Afonso Quermes, Sandra Constâncio e Leila Maria Passos Bezerra.

Qualquer atividade de inserção dos nossos adolescentes em um contexto de empoderamento, conscientização e de transformação, nos deve encher de orgulho e sentimento de que estamos buscando fazer a diferença na vida desses jovens.”

Maurício Ribeiro, diretor educacional da TECPUC – Cursos Técnicos Ensino Médio, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Milena Cerqueira dos Anjos, assistente social do Colégio Marista de Patamares, Marista Centro-Norte, Salvador (BA)

  • Formação para a cidadania.

Sul-Amazônia

Campanha das Unidades Sociais da Rede Marista

Com alicerces no projeto estratégico da Área Social chamado Relacionamento com os públicos, em 2019, foi criado um posicionamento para as Unidades Sociais da Rede Marista. Esse posicionamento chega para dar identidade, cara e cor às ações previstas no documento, com foco em manter e fortalecer o relacionamento com os diferentes públicos da área social, dos órgãos governamentais às famílias que atendemos todos os dias em nossos espaços.

Lançada no final de 2019 e com o mote Transformação nos completa, a campanha carrega o compromisso de tornar a atuação das 16 Unidades Sociais da Rede Marista mais conhecida e compreendida. Defendemos que transformar é verbo inerente à missão Marista. É ação que nos coloca em movimento. É compromisso com os recomeços, com as novas histórias de vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Algumas estratégias de campanha que já foram executadas merecem destaque: espaço grafitado em todas as unidades com elementos que remetem à campanha; peça de teatro itinerante que tem como enredo histórias de vida transformadas em nossos espaços e jingle com participação de educandos e educadores.

  • Ir Luciano Barrachini

  • Entre as estratégias que compõe a campanha estão os espaços grafitados em todas as Unidades Sociais da Rede Marista.

Sul-Amazônia

Colégio Marista Aparecida beneficia crianças em situação de vulnerabilidade com o projeto Adote uma Estrela

Buscando mobilizar a comunidade educativa do Colégio Marista Aparecida em prol da solidariedade e transformar o Natal de centenas de crianças e famílias em Bento Gonçalves (RS), realizamos anualmente o projeto Adote uma Estrela. A iniciativa é coordenada pela Pastoral Escolar e Pastoral Juvenil Marista envolvendo todos os educadores, estudantes e famílias do Colégio.

As ações acontecem nos meses de outubro, novembro e dezembro, já que o seu objetivo é vivenciar, com os estudantes, o evento do Natal de uma forma solidária, empática e que faça a diferença na vida das pessoas. Após semanas de organização e mobilização, cada membro da comunidade escolar é convidado a adotar uma estrela.

Cada estrela da campanha simboliza uma criança que será beneficiada pelo projeto. Assim que o estudante, familiar ou educador adota a sua estrela, ele recebe um cartão com nome, idade e informações pessoais dessa criança para a montagem do kit natalino. Os kits contêm uma peça de roupa ou calçado novo, um brinquedo novo e uma guloseima. Um dos diferenciais da campanha é que cada kit é único, customizado e montado especificamente para cada criança.

O momento de entrega dos presentes possibilita o encontro dos estudantes com as crianças beneficiadas, promovendo integração, presença significativa, empatia e troca de experiências.

  • Marcos Tumelero

  • Entrega dos presentes realizada pelos estudantes do Colégio Marista Aparecida diretamente às crianças beneficiadas.

Sul-Amazônia

Projeto Varal Solidário promove a cultura da solidariedade na comunidade de Novo Hamburgo

O Serviço de Pastoral Escolar do Colégio Marista Pio XII (Novo Hamburgo – RS), em parceria com a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e o Grêmio Estudantil (Gepio), organizam anualmente o Varal Solidário, iniciativa que incentiva estudantes e famílias a doarem agasalhos, roupas, cobertores e calçados.

As doações são trazidas pelos estudantes em um dia estipulado e são penduradas em varais no pátio do Colégio, para simbolizar a ação. Em seguida, as milhares de peças de agasalhos passam por uma triagem e são categorizadas.

Todos os itens arrecadados são repassados para uma escola pública ou entidade local que atende crianças e jovens durante o Ato Solidário. Esse evento, realizado em parceria com o Colégio Marista São Marcelino Champagnat – EJA, reúne a comunidade Marista de Novo Hamburgo em um momento dedicado à comunidade em vulnerabilidade social da região. Além das doações de agasalhos, nesse dia é oferecido lanche e atividades recreativas para centenas de crianças e suas famílias.

  • Cláudia Buttenbender

  • Doações organizadas pelos estudantes em parceria com a Pastoral Escolar.

Sul-Amazônia

Mais de 50 voluntários participam da ação Ônibus do Bem

Promovida pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, a ação do Ônibus do Bem tem como objetivo oportunizar aos participantes uma experiência de voluntariado surpresa e transformadora. Inspirada no Do Good Bus, ideia que surgiu nos Estados Unidos, o objetivo da iniciativa é que os participantes embarquem sem saber para onde estão indo, deixando preconceitos e outras barreiras de lado.

No dia 23 de novembro, um grupo de 56 voluntários topou a proposta e dirigiu-se ao destino surpresa da ação: o Centro Social de Cultura e Arte Padre Irineu, em Porto Alegre (RS). No local, a equipe fez a revitalização da área externa, organizando o jardim e uma horta de temperos. Também foi realizada a pintura externa do local. Toda a ação foi executada no período das 7h30 às 17h30 do mesmo dia.

  • Jaqueline Debastiani

  • Mais de 50 voluntários participam de ação surpresa.

Sul-Amazônia

Troca Solidária incentiva a doação de alimentos e promove a leitura

O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS e a Edipucrs promoveram, entre os dias 7 e 11 de outubro, a 2a edição do projeto Troca Solidária. A iniciativa, que une a solidariedade ao conhecimento, permite à comunidade acadêmica e ao público em geral trocar dois quilos de alimentos não perecíveis por um livro da editora da universidade.

Ao longo da campanha, cada pessoa pode retirar até três exemplares de obras literárias. Ao todo foram arrecadadas mais de uma tonelada de alimentos doados às instituições sociais Pequena Casa da Criança, Paróquia Santa Clara e Calábria – Centro de Educação Profissional.

  • Aline Urbano

  • Campanha arrecada mais de uma tonelada de alimentos.

Centro-Norte

AÇÃO SOLIDÁRIA PJM

No dia 7 de junho de 2019, a PJM Teresina realizou ação solidária no território da grande Santa Maria da Codipi. A ação consistiu na limpeza de duas praças públicas da região, uma localizada no bairro Parque Wall Ferraz, bairro em que a escola se encontra situada e outra na Praça da Santa Maria da Codipi, que na ocasião estava sediando os festejos do calendário católico, promovido pela paróquia local. O trabalho de limpeza da praça se com a equipe de limpeza pública. Participaram da atividade 220 alunos.

  • Ação de limpeza pública em Santa Maria da Codipi. (Foto: Divulgação.)