Centro-Sul

PROJETO ROSEY

O Projeto Rosey, da Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista, foi elaborado para definir as diretrizes prioritárias de trabalho com bebês, crianças pequenas e bem pequenas, do Marista Escolas Sociais, para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças em alinhamento com os documentos oficiais e institucionais.

Trata-se de um esforço para promover a qualidade e equidade de condições na oferta da Educação Básica, potencializar os itinerários formativos, consolidar a transversalidade da pastoral no currículo da educação infantil e otimizar o uso dos recursos. O trabalho foi desenvolvido com base em três eixos, que se atravessam e se complementam, dimensões indivisíveis pelas quais se materializa a promoção da educação infantil com qualidade: o atendimento, a estrutura e as pessoas.

As diretrizes foram sistematizadas em um documento que inclui as premissas fundamentais para que elas sejam implementadas, além dos prazos e as etapas ideais para adequação das escolas sociais.

  • A escrita do documento e as discussões realizadas serviram para que pudéssemos colocar em pauta a educação infantil Marista de maneira coletiva, trazendo as intencionalidades que já tínhamos no cotidiano para uma proposta pedagógica coletiva e de fácil compreensão para os colaboradores que atuam nesse segmento.”

    Aline Paes de Barros, diretoria da Escola Social Marista Robru, Província Marista Brasil Centro-Sul, São Paulo (SP)

  • Equipe da Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista durante o desenvolvimento do Projeto Rosey. (Foto: Danilo Vaz.)

Centro-Sul

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL (PIS) E FÓRUM COM CRIANÇAS

O Projeto de Intervenção Social ( PIS) é realizado pelos alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, da Rede Marista de Colégios (RMC). Acontece durante o ano letivo e o tema é sugerido pelos próprios estudantes. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar.

Os estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou na comunidade em que vivem. Os resultados são apresentados para mais de 9.000 mil alunos da RMC durante o Fórum com Crianças. O evento é on-line e acontece com a participação de todos os colégios. As turmas apresentam seus projetos e resultados para colegas de outras cidades, trocando informações e compartilhando conhecimentos.

Em 2019, cerca de 382 PIS foram realizados. Entre os temas abordados estão política pública, direito das crianças, direito dos idosos, direito dos animais, prevenção ambiental, sustentabilidade, solidariedade, família, tecnologia, entre outros.

  • Andrea Prado, coordenadora do Ensino Fundamental – anos iniciais do Colégio Marista de Goiânia, Província Marista Brasil Centro-Sul, Goiânia (GO)

  • Alunos da Rede Marista de Colégios durante o II Fórum com Crianças. O evento contou com a participação de todos os Colégios da Rede. (Foto: Daniela Brocca/Juliana Wendorff Maffezzolli.)

Centro-Sul

GERAÇÃO DE VALORES

O Geração de Valores surgiu para consolidar o posicionamento da comunidade educativa diante da defesa e promoção dos direitos das infâncias e juventudes, para que a vivência da fraternidade e da caridade cristã abra caminhos e estabeleça pontes para uma cidadania solidária.

A gestão do projeto é realizada pelo Núcleo de Pastoral do Colégio Marista Paranaense, em parceria com o Núcleo Psicopedagógico do Ensino Médio. Nos últimos anos, o Colégio realizou ações solidárias em parceria com o Colégio Marista Escola Social Curitiba, em Curitiba, que atende crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social

Em 2019, cada turma passou por uma formação sobre solidariedade e foram eleitos dois “jovens-ponte”, responsáveis por dinamizar as ações, fazer o contato com a instituição parceira e com a Pastoral. A turma escolheu uma instituição para acompanhar durante o ano, onde os alunos organizaram visitas e desenvolveram ações solidárias. O encerramento aconteceu com uma palestra sobre Protagonismo Juvenil e Voluntariado.

  • João Paulo de Oliveira Souza, professor de Química do Colégio Marista Paranaense, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Visita dos alunos do 1o ano do Ensino Médio ao Lar dos Meninos São Luiz, em Curitiba. (Foto: Willian Bernardo Luciano.)

Sul-Amazônia

Projeto Nós na Rede  oportuniza a reflexão sobre o uso consciente da internet

Diante da variedade de dispositivos tecnológicos que crianças e jovens têm acesso, promover o uso consciente de suas funcionalidades se torna necessário, tanto em casa, quanto no ambiente escolar, por isso o Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre (RS), lançou, em 2019, o projeto Nós na Rede com a intenção de refletir sobre cuidados e maneiras de se relacionar melhor por meio do ambiente virtual, eliminando os ruídos que interferem nas relações.

A orientadora educacional dos Anos Iniciais, Alessandra Paschoal, explica que o Colégio entende que a tecnologia, empregada de maneira correta, é uma ferramenta positiva com inúmeros benefícios para o desenvolvimento, como aquisição de conhecimento, cultura, criatividade e lazer. O nome do projeto faz alusão aos estudantes – nós – e propõe uma brincadeira com as palavras, referindo-se aos “nós” que impedem uma boa comunicação e que podem causar mal-entendidos na rede. Entre as atividades realizadas estão bate-papos e palestras voltadas ao uso produtivo da internet para pais, educadores e alunos rosarienses.

  • Alessandra Paschoal

  • Os estudantes participaram de encontros formativos sobre o uso correto das tecnologias.

Centro-Sul

PASTORAL DO TECPUC

O TECPUC, Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Grupo Marista, para além da formação profissional, se preocupa com a formação integral do aluno, como profissional e cidadão responsável, promovendo a realização de ações socioeducativas que visam ao efetivo exercício da cidadania. A Pastoral do TECPUC apoia este processo articulando e dinamizando o desenvolvimento evangelizador por meio de metodologias diversificadas e adaptadas aos diferentes públicos, com foco prioritário nas juventudes.

Dentre as iniciativas da Pastoral realizadas em 2019, destacam-se:

  • Acampamento da PJM-Acampers – objetiva promover a formação de valores e virtudes do indivíduo, por meio de desafios e reflexões, a fim de ressignificar os laços interpessoais, principalmente com a família. Conta com mais de 650 alunos.

    Circuito Projeto de Vida – finaliza desenvolver nos alunos uma prática de autoconhecimento para suas escolhas futuras.

    Escutatória (Counseling) – destina-se a proporcionar apoio emocional usando a prática da escuta ativa.

    Tec-Art – intenta proporcionar aos alunos, um espaço de produção cultural pela música.

  • Os dias do Acampers foram os 3 melhores do meu ano. Foi uma experiência incrível onde me diverti demais e aprendi muito sobre valores, amizade, fases difíceis e muitas outras coisas. Mudou completamente minha maneira de ver o mundo, claro que de uma maneira positiva, muito positiva. Sou muito grata a todos os envolvidos no planejamento desse acampamento e a todos da PJM.”

    Letícia Paim, aluna do Ensino Médio – Técnico em Administração do TECPUC, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Roda de conversa realizada durante o acampamento da PJM, onde foram abordados temas como ansiedade e outros distúrbios. (Foto: Edson Carlos Faustino/Cristiano Stempczynski.)

Sul-Amazônia

Colégio Marista Santa Marta promove a cultura e a arte, em Santa Maria, com apresentações musicais

A Escola Marista Santa Marta, de Santa Maria (RS), oferece diversas atividades complementares para os seus estudantes, entre elas, destaque-se o Coral que desenvolve a musicalidade com crianças e jovens entre 8 a 16 anos. Com uma média de oitenta participantes anualmente, os grupos Vidas em Canto e Canto e Magia são regidos pela professora Neida Reis, acompanhada pelos músicos Arnildo Pedroso e Michel Vagner.

Durante o ano de 2019, o Coral do Colégio Marista Santa Marta participou de alguns eventos, como celebrações na Escola, festivais de corais em outras cidades, como Itaara (RS) e Agudo (RS), além das apresentações abertas para a comunidade realizadas no Shopping Praça Nova, Hospital de Caridade e em outras instituições de ensino.

A relevância desse projeto prende-se ao fato de que a arte promove o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, além de ser uma atividade coletiva, que estimula o espírito de equipe, exercita a memória, desenvolve a sensibilidade e ainda oportuniza o conhecimento e apreciação de diversos gêneros musicais. “Para nossos estudantes, que vivem em contexto de vulnerabilidade social, os ensaios e apresentações constituem-se em momentos de alegria, de descontração e de alento”, explica a vice-diretora da Escola Marista Santa Marta, Maria Rita Bertolo.

  • Maria Rita Bertolo, vice-diretora da Escola Marista Santa Marta, Santa Maria (RS)

  • O Coral do Colégio Marista Santa Marta realiza apresentações em diferentes cidades da região de Santa Maria.

Sul-Amazônia

Lançamento do projeto do Colégio Marista Santo Antônio

A Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista iniciou uma nova etapa da sua missão no Mato Grosso com um espaço de aprendizado que une inovação, excelência e tradição. Em maio de 2019, foi lançado o projeto do Colégio Marista Santo Antônio, nome escolhido em homenagem ao padroeiro da cidade de Sinop, onde o colégio foi construído.

São cerca de 40 ambientes educativos, distribuídos em mais de 12 mil metros quadrados. O colégio conta com pátios personalizados por nível de ensino, ginásio poliesportivo, auditório multiuso, Praça das Artes, espaço de robótica, campos esportivos, laboratórios, biblioteca, entre outros espaços. Para o gerente educacional, Luciano Centenaro, a expansão para Sinop é um desafio alicerçado na inovação para a Província. “O Marista Santo Antônio foi projetado para ser um Colégio integrador de pessoas, aprendizagens e conhecimentos”, afirma Centenaro. “Sua estrutura é pensada para estar sempre em movimento, com espaços modulares sendo transformados continuamente conforme a conveniência”, complementa ele.

Além do espaço físico privilegiado, a nova unidade carrega a bagagem de uma congregação que já está presente no Rio Grande do Sul há 120 anos. “Aplicaremos toda a base pedagógica já consolidada em nossas demais escolas, com o propósito de fomentar a formação integral dos estudantes, isso é, uma educação baseada nos valores Maristas e em processos didáticos inovadores”, salienta o gerente educacional.

  • Rogério Anele

  • Projeto de construção do Colégio Marista Santo Antônio dividido em três etapas.

Centro-Sul

ESCOLAS CHAMPAGNAT – NOVA MARCA TRAZ EDUCAÇÃO ACESSÍVEL DE QUALIDADE

O Grupo Marista lançou em 2019 a nova marca Escola Champagnat, que une educação básica de qualidade a preço acessível. A proposta é atender um novo público e fortalecer e ampliar ainda mais a Missão Marista.

A nova rede visa oferecer um ensino que prepare os estudantes para os desafios de um mundo globalizado, disseminando valores de cidadania, solidariedade e colaboração na rotina dos alunos. A metodologia e proposta educacional terá foco no desenvolvimento da autonomia e identidade dos alunos. As aulas serão em um único período, com desenvolvimento teórico, prático e interdisciplinar para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A primeira unidade lançada em Presidente Prudente, interior de São Paulo, se destina à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e Médio, com práticas interdisciplinares e aprendizagem colaborativa. Outra unidade lançada ainda em 2019 foi a Escola Champagnat, em Dourados, que disponibilizará inicialmente o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

  • Diversos são os diferenciais das Escolas Champagnat, mas entre os destaques estão o estudo do inglês todos os dias e a ênfase no ensino da língua portuguesa e da matemática. Além disso, focamos na atualização da formação docente, pois queremos professores qualificados na preparação dos estudantes para os desafios do mundo globalizado.”

    Lidiomar Alves Celestino, diretor regional das Escolas Champagnat, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Banner de divulgação da nova marca Escola Champagnat. (Foto: Divulgação.)

Centro-Norte

Inauguração Colégio Marista Águas Claras

Em dezembro de 2019, o Marista Centro-Norte inaugurou uma nova unidade: o Colégio Marista Águas Claras, localizado na região administrativa Águas Claras, no Distrito Federal. A nova unidade oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, onde antes funcionava o Colégio Ipemax, e integra as ações de expansão do Marista Centro-Norte.

A proposta pedagógica do Colégio Marista Águas Claras engloba Educação Tecnológica, Inteligência Socioeducacional, Programa Bilíngue, além de atividades complementares, como esportes e atividades artísticas.

O colégio é a 19ª unidade do Marista Centro-Norte, presente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Focada na Educação Básica, a Instituição, ainda, conta com nove escolas sociais, que atendem, gratuitamente, estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

  • Institucional – Novo Colégio

  • Colégio Marista Águas Claras, no Distrito Federal. (Foto: Divulgação.)

Centro-Norte

Laboratório de Matemática

O Marista Centro-Norte lançou o projeto de implantação de Laboratório de Matemática (LM) para todas as unidades. Nesse ambiente, os recursos didáticos e pedagógicos podem ser utilizados como propostas didáticas, com as quais estudantes e professores expandem a criatividade, dinamizando os trabalhos e enriquecendo as atividades de ensino-aprendizagem, tornando esse processo eficaz, dinâmico e prazeroso. O projeto é realizado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, oportunizando resgatar no estudante a confiança em si próprio, na sua capacidade de pensar, propor, ouvir, trocar ideias, fazer escolhas, enfim, promover a construção de conceitos matemáticos, viabilizando a autonomia desse cidadão em formação.

Um dos objetivos centrais do Laboratório de Matemática é conseguir com que os estudantes desenvolvam uma compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos e, por meio destes, sejam capazes de construir o que se denomina como pensamento matemático avançado. São realizadas atividades alinhadas com a Matriz Curricular Marista, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e demais documentos institucionais, com foco no desenvolvimento das competências acadêmicas, ético-estéticas, políticas e tecnológicas do currículo Marista.

No intuito de auxiliar o alcance de uma aprendizagem cooperativa, interdisciplinar e contextualizada, a implantação do Laboratório de Matemática é um diferencial das escolas do Marista Centro-Norte. O lançamento da publicação Diretrizes para o Laboratório de Matemática e as diversas formações continuadas docentes realizadas, bem como a oferta de cursos do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), foram e continuam sendo essenciais para apoiar os professores durante o processo de implantação em toda a nossa rede de escolas.

  • Leiliana Castro, professora do Ensino Fundamental I do Laboratório de Matemática – Aprendizado Marista Padre Lancísio, Silvânia (GO)

  • Laboratório de Matemática do Colégio Marista Padre Lancísio, Silvânia (GO). (Foto: Divulgação.)

Centro-Norte

Diretrizes para Produção Textual

As Diretrizes para Produção Textual estão fundamentadas nas Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017, 2018) para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Essas Diretrizes ensejam uma proposta de trabalho com produção textual, que garanta, para além do êxito em processos seletivos de larga escala, os direitos essenciais de aprendizagem em Língua Portuguesa – nos termos também da BNCC (BRASIL, 2017, 2018) – necessários à formação de bons cristãos e virtuosos cidadãos, como postulado por São Marcelino Champagnat.

Em uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, é válido lembrar que a produção textual, a qual inclui as modalidades oral e escrita em simbiose com outras multimodalidades, bem como processos de reelaboração e planejamento, parte da premissa de que o produtor, em sua inter-relação com outro(s) sujeito(s), em dado momento sócio-histórico-discursivo, elabora um texto sob a influência de uma gama de fatores extralinguísticos, como cultura, crenças, convenções sociais, expectativas mútuas, faixa etária, gênero, entre outros.

Por fim, vale ressaltar que o projeto Diretrizes para Produção Textual motivou a implementação de cursos de Formação Continuada de Professores, por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), com foco no ensino de Produção Textual, além da implantação de Cadernos de Produção Textual do Marista Centro-Norte em rede, com os mais variados gêneros textuais em sintonia com a Matriz Curricular Marista, revelando a escrita de textos mais elaborados por nossos estudantes, o que, consequentemente, repercutiu em bons resultados no Enem, tanto nos colégios privados quanto nas escolas sociais.

  • Alair Bento dos Santos, diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha; Vilmara Gonring, vice-diretora educacional do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha e Aline Oliveira, coordenadora de Linguagens e professora de Produção Textual, Vila Velha (ES)

  • Projeto Diretrizes para Produção Textual. (Foto: Divulgação.)

Centro-Norte

InterMarista

O projeto InterMarista promove um encontro esportivo, artístico e espiritual, com o objetivo de fortalecer a integração e a socialização entre as Unidades Socioeducacionais. O InterMarista, também, reforça uma característica valiosa na instituição Marista, ao focar na formação integral dos educandos, que estimula a prática esportiva, cultural e pastoral como fator fundamental para o desenvolvimento em todos os setores de nossas crianças, jovens e adolescentes. Educar corpo, mente e coração. “É unicamente por nos empenharmos em dar-lhes bons princípios e afastá-los do mal que solicitamos um local para a prática de esportes” (FURET, 1999).

O adolescente, ao estar em contato com o trabalho em equipe, regras, resolução de problemas e novas relações, privilegia-se com o desenvolvimento de outras habilidades, que se aplicará em sua vida cotidiana. Nesse momento, podemos ver o potencial de cada um, sua conduta diante da derrota e da vitória, além da socialização. Por isso, a participação de um estudante no InterMarista, que reúne fé, cultura, esporte e vida, é uma oportunidade para sua formação integral, transformação social e construção da cidadania.

A primeira edição, de 2019, do InterMarista foi realizada no Colégio Marista São Luís, em Recife (PE), entre os dias 5, 6, 7 e 8 de setembro, envolvendo as unidades do Norte e Nordeste, totalizando sete unidades Maristas, com a participação de 536 estudantes – 231 meninas e 305 meninos –, sendo 410 do Ensino Fundamental e 126 do Ensino Médio. Foram mais de 800 participantes entre educadores, educandos e famílias.

A segunda edição de 2019 foi realizada no Colégio Marista São José – Barra, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 24 e 27 de outubro, congregando 11 unidades Maristas, totalizando 416 estudantes – 220 meninas e 196 meninos –, sendo 377 do Ensino Fundamental e 39 do Ensino Médio.

Bernardino Júnior, coordenador do Serviço de Escolinha e Treinamento Esportivo (Sete) do Colégio Marista São Luís, Recife (PE); Daniela Travassos, coordenadora do Serviço de Arte e Cultura (Seac) do Colégio Marista São Luís, Recife (PE) e Ir. José Wagner da Cruz, diretor do Colégio Marista São José – Barra, Rio de Janeiro (RJ)

  • InterMarista PE e RJ. (Foto: Divulgação.)

  • InterMarista PE e RJ. (Foto: Divulgação.)