Apresentação

Com o objetivo de apresentar aos stakeholders as conquistas, as iniciativas e os esforços conjuntos para o fortalecimento da missão, a publicação anual do Relatório é cuidadosamente acompanhada pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes das três Províncias do Brasil Marista (Província Marista Brasil Centro-Sul/Grupo Marista, Província Marista Brasil Centro-Norte/Marista Centro-Norte e Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista).

É por meio da escuta formal e do diálogo construídos com esses representantes que é conduzida a revisão de conteúdos e de temas apresentados anualmente, seguindo as Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), na opção “De Acordo” – Essencial.

O Relatório 2019 inclui informações sobre a atuação Marista nas áreas de Educação Básica, Educação Superior, Solidariedade, Saúde, Responsabilidade Ambiental, Evangelização, Direitos Humanos, Editorial, Voluntariado, Riscos e Compliance, Representação Institucional e Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, além de informações de base contábil, gerencial, econômica e social.

Nesse sentido, o anuário tem se tornado significativo ao apresentar o compromisso social do Brasil Marista ao seu público de interesse: Irmãos Maristas, colaboradores de todas as associadas e frentes de atuação, professores, educadores sociais, estudantes e educandos, pacientes dos hospitais, clientes diretos das editoras, ex-alunos, associações e organizações eclesiais, organizações públicas, instâncias políticas, fornecedores, organizações e imprensa.

Solidariedade, espírito em família, simplicidade, amor ao trabalho, espiritualidade, presença e interculturalidade são valores que estruturam as bases da atuação Marista no Brasil e no mundo e que reafirmam as ideias do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, cuja vida foi dedicada à educação das criança e dos jovens. A missão iniciada pelo fundador, em 2 de janeiro de 1817, espalhou-se rapidamente pelo mundo, migrando da França para a Europa, África e América. Hoje, está presente em mais de 81 países.

  • No exercício 2019, no território brasileiro, cerca de 144 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, tiveram acesso à educação de qualidade nas 94 escolas de ensino básico e nas 8 unidades de ensino superior, que estão distribuídas em 25 estados e no Distrito Federal. Com investimento de mais de R$ 300 milhões na educação, saúde e solidariedade e assistência social, o Brasil Marista acredita na sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna para todos.

Instituto Marista

O Instituto Marista, empenhado na missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, fundamenta-se no seguimento de Jesus Cristo do jeito de Maria, em uma relação de comunhão entre Irmãos, Leigas e Leigos Maristas de Champagnat e colaboradores, por meio da educação, da solidariedade e da defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens.

Em 2 de janeiro de 1817, em La Valla, na França, o Instituto foi criado pelas mãos dos Irmãos Maristas. À época, o projeto contava com Pe. Marcelino Champagnat e outros dois irmãos que, sob a proteção de Maria, nossa Boa Mãe, dedicavam-se à formação cidadã e cristã das crianças, dos adolescentes e jovens.

Hoje, o Instituto é internacional. Em 2019, comemoramos 202 anos da Missão dinamizada na articulação e sinergias que potencializam o carisma, a presença, a partilha de vida, o profetismo, a espiritualidade em todos os espaços de atuação Marista, em comunhão eclesial e em diálogo com a sociedade.

Estamos presentes em cinco continentes, e, em mais de oitenta países, a Missão Marista é conhecida na formação de “bons cristãos e virtuosos cidadãos”. Nós, Maristas de Champagnat, nos inspiramos no jeito de viver de Maria, nossa Boa Mãe, em que a simplicidade, solidariedade e espiritualidade são vividas no dia a dia e nossas atitudes espelham o projeto de São Marcelino Champagnat.

Pelas mãos dos mais de 3.000 Irmãos e 72.000 mil Leigos e Leigas, acolhemos e encorajamos mais de 654.000 mil crianças e jovens a construírem seu projeto de vida alicerçado em bons valores.

Brasil Marista

No Brasil, em 1897, a história Marista teve início nos corações dos Irmãos Andrônico, Luís Anastácio, Afonso Estevão, Basílio, Aloísio e João Alexandre, que trouxeram para terras brasileiras os sonhos e o carisma de São Marcelino Champagnat. Nas escolas assumidas pelo Instituto, desde o início, os Irmãos ofereciam educação cristã fundamentada no acolhimento, no respeito e no amor pelos estudantes.

Hoje, os Maristas de Champagnat estão presentes em 25 estados e no Distrito Federal, acolhendo e educando cerca de 87 mil crianças e jovens da Educação Básica em 77 cidades.

Além da educação, o carisma Marista está presente na saúde e na solidariedade. Os hospitais Maristas recebem mais de 2 milhões de pessoas que buscam serviços de alta qualidade e padrão internacional em atendimentos ambulatoriais e de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na solidariedade, o amor nos faz presente na vida de milhares de crianças e jovens. Esses números demonstram que a obra de São Marcelino Champagnat continua em expansão no Brasil e que milhares de famílias são acolhidas por nossos projetos sociais.

São milhares de corações Maristas que, diariamente, vivenciam e disseminam os valores humanos e cristãos em iniciativas diversas nas áreas de educação, saúde e solidariedade.

PRESENÇA MARISTA NO MUNDO

MAPA PRESENÇA MARISTA NO BRASIL

GOVERNANÇA E REGIÃO AMÉRICA SUL

Os 202 anos de atuação Marista no mundo traz novos desafios. Em 2019, comemoramos três anos da criação da Região América Sul, que reúne unidades Maristas da América do Sul e tem como objetivo fortalecer a atuação Marista nas Américas. Passaram a integrar a nova Região: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

A reunião das unidades é a concretização do Projeto Novos Modelos de Animação, Gestão e Governança do Instituto Marista, e tem por objetivo buscar novos horizontes de sinergia e cooperação para a vitalidade da missão.

MISSÃO, VISÃO E VALORES DO BRASIL MARISTA

  • Missão

    Promover a vida e a evangelização por meio da educação, da solidariedade e da promoção e defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens, contribuindo para uma sociedade justa e solidária nos diversos contextos e públicos, segundo o carisma Marista.

  • Visão

    Nós, Maristas de Champagnat, no Brasil, em comunhão eclesial, seremos referência em evangelização, educação, solidariedade e promoção e defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens.

  • Valores

  • Solidariedade

    Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos, preferencialmente com os pobres e excluídos que vivem em situação de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz, da justiça socioambiental, como sinal de esperança no mundo.

    Espírito de família

    Afirmamos nosso espírito de família compreendendo-nos como diferentes e complementares ao vivenciar o acolhimento, o amor, o diálogo e a esperança, na ação constante para construir comunidades como espaços de vida.

    Espiritualidade

    Vivemos a espiritualidade mariana e apostólica, encarnada, relacional e afetiva, fundamentada em Jesus Cristo e no seu Evangelho, legada por São Marcelino Champagnat. Por meio dela, orientamos nossa compreensão do mundo e o nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo, com as pessoas e com a natureza.

    Interculturalidade

    Buscamos a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das relações entre as diferentes identidades e culturas, seus agentes e suas respectivas expressões e contextos.

  • Simplicidade

    Vivemos a simplicidade em nossas ações, relacionamentos e processos, com autenticidade e humildade, disponibilizando nossas potencialidades em favor da missão, em um esforço contínuo de reconhecimento e superação de nossas limitações.

    Amor ao Trabalho

    Realizamos o trabalho com disposição, excelência, perseverança, generosidade e espírito cooperativo, desenvolvendo os talentos a serviço do bem comum.

    Presença

    Somos presença significativa e acolhedora com as pessoas, com disponibilidade, transparência, confiança, justiça, vivendo relações que testemunhem o cuidado e o respeito.

Planejamento Estratégico do Brasil Marista (2015-2021)

O Planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão, que dinamiza a atuação do Brasil Marista em suas diversas áreas de atuação. Nele, são relatados os processos que descrevem os esforços que serão empreendidos para atingir a visão do futuro. Em constante atualização, o Planejamento Estratégico do Brasil Marista representa a construção conjunta e guia os Maristas do Brasil ao futuro desejado.

A estratégia de cooperação e atuação alinhadas tem a finalidade de garantir vitalidade e testemunho da missão, por meio da inovação e da excelência da gestão, desejando-se construir respostas aos desafios da atualidade reconhecendo a diversidade que compõe o Brasil Marista.

Lançado em 2015, o Planejamento Estratégico do Brasil Marista prevê metas para atingir perspectivas futuras e determina o que deve ser realizado para que o Instituto alcance êxitos nas variadas áreas de atuação.

Planejamento Estratégico do Brasil Marista (2015-2021)

O Brasil Marista divide-se em três unidades administrativas: Província Marista Brasil Centro-Norte (Marista Centro-Norte), Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) e Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista).

As Províncias mantêm iniciativas em três áreas: educação, saúde e solidariedade. São frentes de atuação que se constituem em campos de aplicação e multiplicação da missão. O apoio administrativo se dá por meio de mantenedoras, estruturas responsáveis pelo gerenciamento nas diversas frentes de atuação.

Província Marista Brasil Centro-Norte (Marista Centro-Norte)

  • Endereço da Sede Administrativa: QS 01 – Rua 210 – Lote 40 – 10º Andar – Torre A Edifício Taguatinga Shopping – Pistão Sul CEP 71950-904 – Águas Claras – DF.
  • Telefone: (61) 2102-2152
  • Mantenedoras: União Brasileira de Educação e Ensino (Ubee); União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Unbec).

Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista)

  • Endereço da Sede Administrativa: Rua Frá Angélico, 127 – Guabirotuba, CEP 81510-330 – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3296-3881
  • Mantenedoras: Associação Brasileira de Educação e Cultura (Abec); Associação Paranaense de Cultura (APC).; FTD Educação (unidade independente no nível das mantenedoras); União Catarinense de Educação (UCE).

Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista)

  • Endereço da Sede Administrativa: Rua Irmão José Otão, 11 – Bom Fim, CEP 90035-060 – Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3314-0300
  • Mantenedoras: Sociedade Meridional de Educação (Some); União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea); União Sul Brasileira de Educação e Ensino (Usbee).

UMBRASIL

A União Marista do Brasil (UMBRASIL) é a associação das Províncias Maristas no Brasil, unidades administrativas denominadas Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia. É uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que, baseada nos princípios e valores cristãos, representa, articula e potencializa a presença e a ação Maristas no Brasil.

A UMBRASIL, criada em 2005, tem sede em Brasília (DF) e ocupa um importante espaço no Brasil Marista ao mobilizar, articular e potencializar ações integradas entre as mantenedoras das diversas Províncias com visão estratégica e de forma colegiada. Organizada em comissões, subcomissões, comitês e grupos de trabalho, empreende ações e projetos comuns, que geram conectividade e possibilitam resultados compartilhados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, que determinarão o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

É um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, buscando concretizar os direitos humanos de todos. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

No Brasil Marista, a Rede de Colégios tem desenvolvido atividades pedagógicas visando debater e aprofundar essa agenda mundial. Para isso, foram realizados encontros envolvendo estudantes maristas, de escolas públicas e de instituições da sociedade civil para aprofundar a temática dos ODS.

Neste relatório, apresentamos alguns projetos e iniciativas que estão conectados aos ODS, no âmbito da atuação nas áreas de Educação Básica, Educação Superior, Solidariedade, Saúde, Responsabilidade Ambiental, Evangelização, Direitos Humanos, Editorial, Voluntariado, Riscos e Compliance, Representação Institucional e Patrimônio Histórico e Espiritual Marista.