Com o objetivo de apresentar aos stakeholders as conquistas, as iniciativas e os esforços conjuntos para o fortalecimento da missão, a publicação anual do Relatório é cuidadosamente acompanhada pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes das três Províncias do Brasil Marista (Província Marista Brasil Centro-Sul/Grupo Marista, Província Marista Brasil Centro-Norte/Marista Centro-Norte e Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista).
É por meio da escuta formal e do diálogo construídos com esses representantes que é conduzida a revisão de conteúdos e de temas apresentados anualmente, seguindo as Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), na opção “De Acordo” – Essencial.
O Relatório 2019 inclui informações sobre a atuação Marista nas áreas de Educação Básica, Educação Superior, Solidariedade, Saúde, Responsabilidade Ambiental, Evangelização, Direitos Humanos, Editorial, Voluntariado, Riscos e Compliance, Representação Institucional e Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, além de informações de base contábil, gerencial, econômica e social.
Nesse sentido, o anuário tem se tornado significativo ao apresentar o compromisso social do Brasil Marista ao seu público de interesse: Irmãos Maristas, colaboradores de todas as associadas e frentes de atuação, professores, educadores sociais, estudantes e educandos, pacientes dos hospitais, clientes diretos das editoras, ex-alunos, associações e organizações eclesiais, organizações públicas, instâncias políticas, fornecedores, organizações e imprensa.
Solidariedade, espírito em família, simplicidade, amor ao trabalho, espiritualidade, presença e interculturalidade são valores que estruturam as bases da atuação Marista no Brasil e no mundo e que reafirmam as ideias do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, cuja vida foi dedicada à educação das criança e dos jovens. A missão iniciada pelo fundador, em 2 de janeiro de 1817, espalhou-se rapidamente pelo mundo, migrando da França para a Europa, África e América. Hoje, está presente em mais de 81 países.
No exercício 2019, no território brasileiro, cerca de 144 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, tiveram acesso à educação de qualidade nas 94 escolas de ensino básico e nas 8 unidades de ensino superior, que estão distribuídas em 25 estados e no Distrito Federal. Com investimento de mais de R$ 300 milhões na educação, saúde e solidariedade e assistência social, o Brasil Marista acredita na sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna para todos.
O Instituto Marista, empenhado na missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, fundamenta-se no seguimento de Jesus Cristo do jeito de Maria, em uma relação de comunhão entre Irmãos, Leigas e Leigos Maristas de Champagnat e colaboradores, por meio da educação, da solidariedade e da defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens.
Em 2 de janeiro de 1817, em La Valla, na França, o Instituto foi criado pelas mãos dos Irmãos Maristas. À época, o projeto contava com Pe. Marcelino Champagnat e outros dois irmãos que, sob a proteção de Maria, nossa Boa Mãe, dedicavam-se à formação cidadã e cristã das crianças, dos adolescentes e jovens.
Hoje, o Instituto é internacional. Em 2019, comemoramos 202 anos da Missão dinamizada na articulação e sinergias que potencializam o carisma, a presença, a partilha de vida, o profetismo, a espiritualidade em todos os espaços de atuação Marista, em comunhão eclesial e em diálogo com a sociedade.
Estamos presentes em cinco continentes, e, em mais de oitenta países, a Missão Marista é conhecida na formação de “bons cristãos e virtuosos cidadãos”. Nós, Maristas de Champagnat, nos inspiramos no jeito de viver de Maria, nossa Boa Mãe, em que a simplicidade, solidariedade e espiritualidade são vividas no dia a dia e nossas atitudes espelham o projeto de São Marcelino Champagnat.
Pelas mãos dos mais de 3.000 Irmãos e 72.000 mil Leigos e Leigas, acolhemos e encorajamos mais de 654.000 mil crianças e jovens a construírem seu projeto de vida alicerçado em bons valores.
No Brasil, em 1897, a história Marista teve início nos corações dos Irmãos Andrônico, Luís Anastácio, Afonso Estevão, Basílio, Aloísio e João Alexandre, que trouxeram para terras brasileiras os sonhos e o carisma de São Marcelino Champagnat. Nas escolas assumidas pelo Instituto, desde o início, os Irmãos ofereciam educação cristã fundamentada no acolhimento, no respeito e no amor pelos estudantes.
Hoje, os Maristas de Champagnat estão presentes em 25 estados e no Distrito Federal, acolhendo e educando cerca de 87 mil crianças e jovens da Educação Básica em 77 cidades.
Além da educação, o carisma Marista está presente na saúde e na solidariedade. Os hospitais Maristas recebem mais de 2 milhões de pessoas que buscam serviços de alta qualidade e padrão internacional em atendimentos ambulatoriais e de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na solidariedade, o amor nos faz presente na vida de milhares de crianças e jovens. Esses números demonstram que a obra de São Marcelino Champagnat continua em expansão no Brasil e que milhares de famílias são acolhidas por nossos projetos sociais.
São milhares de corações Maristas que, diariamente, vivenciam e disseminam os valores humanos e cristãos em iniciativas diversas nas áreas de educação, saúde e solidariedade.
Os 202 anos de atuação Marista no mundo traz novos desafios. Em 2019, comemoramos três anos da criação da Região América Sul, que reúne unidades Maristas da América do Sul e tem como objetivo fortalecer a atuação Marista nas Américas. Passaram a integrar a nova Região: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
A reunião das unidades é a concretização do Projeto Novos Modelos de Animação, Gestão e Governança do Instituto Marista, e tem por objetivo buscar novos horizontes de sinergia e cooperação para a vitalidade da missão.
Promover a vida e a evangelização por meio da educação, da solidariedade e da promoção e defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens, contribuindo para uma sociedade justa e solidária nos diversos contextos e públicos, segundo o carisma Marista.
Nós, Maristas de Champagnat, no Brasil, em comunhão eclesial, seremos referência em evangelização, educação, solidariedade e promoção e defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens.
Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos, preferencialmente com os pobres e excluídos que vivem em situação de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz, da justiça socioambiental, como sinal de esperança no mundo.
Afirmamos nosso espírito de família compreendendo-nos como diferentes e complementares ao vivenciar o acolhimento, o amor, o diálogo e a esperança, na ação constante para construir comunidades como espaços de vida.
Vivemos a espiritualidade mariana e apostólica, encarnada, relacional e afetiva, fundamentada em Jesus Cristo e no seu Evangelho, legada por São Marcelino Champagnat. Por meio dela, orientamos nossa compreensão do mundo e o nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo, com as pessoas e com a natureza.
Buscamos a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das relações entre as diferentes identidades e culturas, seus agentes e suas respectivas expressões e contextos.
Vivemos a simplicidade em nossas ações, relacionamentos e processos, com autenticidade e humildade, disponibilizando nossas potencialidades em favor da missão, em um esforço contínuo de reconhecimento e superação de nossas limitações.
Realizamos o trabalho com disposição, excelência, perseverança, generosidade e espírito cooperativo, desenvolvendo os talentos a serviço do bem comum.
Somos presença significativa e acolhedora com as pessoas, com disponibilidade, transparência, confiança, justiça, vivendo relações que testemunhem o cuidado e o respeito.
O Planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão, que dinamiza a atuação do Brasil Marista em suas diversas áreas de atuação. Nele, são relatados os processos que descrevem os esforços que serão empreendidos para atingir a visão do futuro. Em constante atualização, o Planejamento Estratégico do Brasil Marista representa a construção conjunta e guia os Maristas do Brasil ao futuro desejado.
A estratégia de cooperação e atuação alinhadas tem a finalidade de garantir vitalidade e testemunho da missão, por meio da inovação e da excelência da gestão, desejando-se construir respostas aos desafios da atualidade reconhecendo a diversidade que compõe o Brasil Marista.
Lançado em 2015, o Planejamento Estratégico do Brasil Marista prevê metas para atingir perspectivas futuras e determina o que deve ser realizado para que o Instituto alcance êxitos nas variadas áreas de atuação.
O Brasil Marista divide-se em três unidades administrativas: Província Marista Brasil Centro-Norte (Marista Centro-Norte), Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) e Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista).
As Províncias mantêm iniciativas em três áreas: educação, saúde e solidariedade. São frentes de atuação que se constituem em campos de aplicação e multiplicação da missão. O apoio administrativo se dá por meio de mantenedoras, estruturas responsáveis pelo gerenciamento nas diversas frentes de atuação.
A União Marista do Brasil (UMBRASIL) é a associação das Províncias Maristas no Brasil, unidades administrativas denominadas Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia. É uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que, baseada nos princípios e valores cristãos, representa, articula e potencializa a presença e a ação Maristas no Brasil.
A UMBRASIL, criada em 2005, tem sede em Brasília (DF) e ocupa um importante espaço no Brasil Marista ao mobilizar, articular e potencializar ações integradas entre as mantenedoras das diversas Províncias com visão estratégica e de forma colegiada. Organizada em comissões, subcomissões, comitês e grupos de trabalho, empreende ações e projetos comuns, que geram conectividade e possibilitam resultados compartilhados.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, que determinarão o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.
É um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, buscando concretizar os direitos humanos de todos. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
No Brasil Marista, a Rede de Colégios tem desenvolvido atividades pedagógicas visando debater e aprofundar essa agenda mundial. Para isso, foram realizados encontros envolvendo estudantes maristas, de escolas públicas e de instituições da sociedade civil para aprofundar a temática dos ODS.
Neste relatório, apresentamos alguns projetos e iniciativas que estão conectados aos ODS, no âmbito da atuação nas áreas de Educação Básica, Educação Superior, Solidariedade, Saúde, Responsabilidade Ambiental, Evangelização, Direitos Humanos, Editorial, Voluntariado, Riscos e Compliance, Representação Institucional e Patrimônio Histórico e Espiritual Marista.