Educar é missão principal do Instituto Marista. Na área de educação, o diálogo entre as ciências, as sociedades e as culturas é promovido sob a perspectiva cristã da realidade. O estilo educativo marista baseia-se em uma visão integral da sociedade, e se propõe a formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, tendo como principais atributos a importância do amor, a presença amiga do educador, além dos valores da Instituição estarem presentes à realidade de crianças e jovens atendidos.
O sonho de São Marcelino Champagnat de evangelizar pela educação, especialmente aquelas crianças, jovens e adultos que, histórica e socialmente, foram privados dos direitos humanos básicos, continua presente no jeito educativo marista e perpassa a educação básica, profissional e o ensino superior.
O projeto Conexões Maristas, implementado no 1º ano do Ensino Médio de quatro colégios da Rede Marista, tem como objetivo capacitar os professores para a utilização de recursos tecnológicos digitais diminuindo a distância da apropriação tecnológica entre estudantes e educadores, tornando o professor, cada vez mais, um mediador na construção de conhecimentos, e impulsionando a proposição de ações pedagógicas mais atrativas e efetivas. Os professores e estudantes passam a contar na sala de aula com equipamentos habilitados para fotografar, gravar, reproduzir áudios e vídeos e que, quando integrados a redes wi-fi, enviam mensagens com conteúdo textual e imagético.
O objetivo do projeto é, também, impulsionar ações pedagógicas através da fluência digital, alcançada mediante a utilização de uma nova infraestrutura e estímulo ao uso de aplicativos. A ideia é que as aulas possibilitem uma aprendizagem colaborativa, horizontalidade na produção e distribuição de informação e construção de saberes em espaçotempos diferenciados de acesso à tecnologia.
O projeto Conexões Maristas ampliou o acesso dos professores dos colégios participantes às tecnologias, permitindo a utilização de novos recursos em sala de aula e possibilitando uma rápida apropriação destes por parte dos educadores. O projeto tem proporcionado aos colégios a impulsão de ações pedagógicas mais atrativas e efetivas juto aos estudantes do Ensino Médio.Silvio Augusto Langer Supervisor de Tecnologias Educacionais dos Colégios da Rede Marista Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Instrumento de identificação das habilidades de leitura e escrita dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, o Programa de Avaliação da Competência Leitora e Escritora teve mais uma edição, no dia 22 de setembro, voltada aos estudantes dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Ao todo, cerca de 5.730 educandos das unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte participaram das provas, com questões objetivas e de produção textual. Os do 6º ano responderam a 25 itens e elaboraram texto no formato de diário, e os do 9º ano tiveram 30 questões e produziram artigo de opinião sobre o tema “O racismo explícito disfarçado no Brasil”. A ideia era ter noção do letramento e da capacidade dos estudantes de fazer links com outros conteúdos e inferências a partir do texto.
Dentre os critérios observados, respectivamente, na avaliação, estão o uso da narrativa, a organização dos fatos e aspectos linguísticos compatíveis à idade, além da habilidade de concatenar ideias, o domínio da língua portuguesa, coesão, coerência e a construção de argumentos.
Os relatórios com os resultados serão encaminhados aos diretores para que tracem ações que qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem. O diagnóstico subsidiará, também, o trabalho da equipe pedagógica no planejamento de estratégias de acordo com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista. O Programa abrange, ainda, em outro momento, as turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, para o acompanhamento do processo de apropriação das habilidades de leitura e escrita durante o percurso de formação no segmento.
O programa permite a produção de dados fi dedignos, que nos permitem reconhecer e ponderar as intervenções necessárias ao processo de ensino e aprendizagem.Jefferson Luiz Clemente de Oliveira Gerente Socioeducacional Província Marista Brasil Centro-Norte
Com o objetivo de valorizar a cultura infanto-juvenil, reforçar a importância do brincar na pedagogia marista e fomentar a responsabilidade dos adultos em garantir esse direito, o Grupo Marista iniciou o desenvolvimento de uma plataforma virtual, como repositório de brincadeiras.
plataforma permite a construção coletiva de um grande repositório de brincadeiras originais, pois, cada criança é única e tem o seu “jeito especial” de brincar.
O desenvolvimento da plataforma está acontecendo em três etapas. A primeira foi o lançamento da campanha “Cada um brinca do seu jeito”, realizado em outubro/2016 e que alcançou 83.438 pessoas de forma on-line e orgânica. A campanha contou com o protagonismo e a criatividade dos pais, alunos e educadores dos 18 Colégios e 26 Unidades Sociais na construção do conteúdo do aplicativo.
As próximas fases acontecerão em 2017. Na segunda etapa serão realizados os testes da plataforma e a criação de conteúdos, e, na terceira, ocorre o lançamento da plataforma na campanha “Vamos Brincar”.
A campanha “Vamos Brincar” faz ecoar as vozes das crianças da Rede de Colégios e das Unidades Sociais Maristas para a vivência do direito do brincar. Estão ali registrados os diferentes mundos das crianças com seus pares, das crianças com os adultos, dos adultos com as crianças. Esta plataforma cuida dessas memórias e registra a riqueza dessas relações. Acho interessante que esta plataforma promove encontros brincantes, de livre acesso, sem ligação com datas festivas que aprisionam o brincar para tempos determinados. Ao contrário disso, ela traz a brincadeira para outros espaços e em outros momentos, fora do contexto escolar”.Danielle Regina Barriquello Coordenadora Educacional do Ensino Fundamental – Anos Iniciais Diretoria Executiva da Rede de Colégios (DERC) Curitiba/PR
Promover a formação continuada dos educadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), sobre o Componente Curricular do Ensino Religioso. Este é o objetivo do Itinerário Formativo, iniciativa da Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte, que viabiliza a proposta por meio de videoconferências e de ambiente interativo no Núcleo Marista de Educação a Distância (NEaD).
Com base na Matriz Curricular do Ensino Religioso do Brasil Marista, as formações por videoconferência trabalham os itens dos eixos temáticos por série, conforme o documento. Assim, foram contemplados os conteúdos de Religiões e Religiosidade na cidade/município e no estado, Religiões e Religiosidade no Brasil e Religiões e Religiosidade no núcleo familiar e comunidade escolar. “Também fazemos o estudo de algumas partes do livro “Estágios da Fé”, de James W. Fowler, para contribuir com as reflexões e as práticas pedagógicas”, lembra Paulo César Bernardo, analista educacional de referência para a área. Dentro da caminhada formativa foi desenvolvido, também, o espaço no NEaD com fórum permanente de diálogo, debate, partilha e troca de experiências sobre o Ensino Religioso.
Cerca de 60 educandos das Unidades Sociais da Rede Marista participaram, no dia 20 de agosto, da Maratona Maker Intel. O evento incentiva crianças e jovens a construir com suas próprias mãos soluções para problemas. Nesse espírito, eles foram convidados a pensar quais são as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia e que gostariam de solucionar com a ajuda da tecnologia. Eles aprenderam conceitos como maker e internet das coisas e até a utilizar uma placa genuína da Intel – e a partir dessas discussões, também tiveram a oportunidade de fazer protótipos de seus projetos.
De 5 a 9 de setembro, os estudantes das unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte se inscreveram nas Olimpíadas Maristas de Língua Portuguesa e de Matemática, realizadas anualmente pela Gerência Educacional. Em 2016 foram disponibilizadas cinco vagas por unidade, com projetos distintos a públicos específicos.
A Olimpíada Marista de Matemática teve por objetivo estimular o desenvolvimento, em equipe, de jogo digital pelo software educativo Scratch. Usado em mais de 150 países, o sistema está disponível em 40 idiomas e é fornecido, gratuitamente, aos principais sistemas operacionais do mundo. Puderam participar estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Dentre os critérios de avaliação estipulados no regulamento estiveram a inovação e a possibilidade de aprendizagem por meio do jogo.
A Olimpíada Marista de Língua Portuguesa promoveu o incentivo à escrita, à leitura, à pesquisa e ao trabalho em equipe. Destinada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, o foco foi a produção de campanha publicitária, sobre três temas a serem escolhidos pelos participantes: ‘Prevenção e enfrentamento ao bullying’; ‘Direitos e inclusão das pessoas com deficiência’; e, ‘Casa Comum, nossa responsabilidade’. A criatividade esteve entre os critérios de avaliação dos trabalhos.
Como desdobramento do Planejamento Estratégico da Área Social da Rede Marista, o estudo e a implementação das Diretrizes da Educação Infantil ganharam força na Ilha Grande dos Marinheiros. Ao longo de 2016, as professoras das Escolas Maristas Aparecida das Águas e Tia Jussara – que ficam no Bairro Arquipélago, em Porto Alegre – participaram de seis encontros de formação para aprofundar o conhecimento e, assim, implementar com eficácia as abordagens de ensino propostas pelas Diretrizes da Educação Infantil.
Para estimular a leitura dos seus alunos nas férias, a biblioteca do Colégio Marista Glória realizou um convite diferente. Ao invés de escolher qual livro levar para casa, atraídos pelo título, capa e autor, os alunos foram convidados a fazer um empréstimo de um livro embrulhado em papel pardo. Este é o projeto Leitura às Escuras, que busca apresentar aos estudantes o potencial da biblioteca, pois diversos livros deixam de ser emprestados porque os alunos não conhecem a diversidade do acervo. O projeto foi destaque no Jornal O Estado de São Paulo, que produziu uma matéria sobre algumas iniciativas de escolas que incentivam os estudantes a descobrirem o prazer pela leitura.
O Colégio Marista de Brasília – Asa Sul (Maristão) promoveu o Fica Dica Enem, um aulão especial, em uma das salas de cinema do Shopping Pier, de preparação e revisão para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Cerca de 300 alunos maristas, além de convidados do Colégio Setor Oeste e do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), participaram das apresentações especiais dos professores do Colégio Marista no cinema, que organizaram conteúdos personalizados sobre as áreas de conhecimento requeridas no Enem e que foram expostos de forma teatral e lúdica. Além da revisão dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, os professores orientaram os estudantes com dicas para o momento da prova. A atividade foi destaque na imprensa, como no UOL Notícias e no Bom Dia DF, da TV Globo, em Brasília.
Concebido para despertar os estudantes da PUCRS para a atitude empreendedora e de inovação, o Laboratório Interdisciplinar Idear conecta o estudante de graduação e de pós-graduação ao ecossistema de empreendedorismo da Universidade, do qual fazem parte a Incubadora de Empresas Raiar e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Inaugurado em agosto de 2016, o laboratório é pensado a partir do conceito de Impact Labs (Laboratórios de Impacto) e conta com salas de aula diferentes e recursos pedagógicos lúdicos, que envolvem jogos e prototipagem, utilizando metodologias ativas de ensino, como sala de aula invertida.
Situado no prédio central do campus, o local ajuda a formar profissionais de diferentes áreas que tenham vontade de mudar o mundo e gerar impacto na sociedade por meio de iniciativas interdisciplinares. O Idear também oferece mentoria de projeto para os alunos, além de cursos de extensão, palestras, desenvolvimento para professores e eventos.
Para nós, o Idear é mais que um espaço, é um conceito. Nossa missão é ajudar os alunos a concretizarem seus projetos, estimulando a atitude empreendedora e sua vontade de mudar o mundo. Acreditamos que empreender é fazer a diferença. Para isso, incentivamos os professores a transformar suas aulas e experimentar novos métodos de ensino, despertando ainda mais o lado inovador e criativo dos alunos e deles mesmos.Ana Cecília NunesProfessora da Faculdade de Comunicação Social e Coordenadora do Idear, PUCRS, Rede Marista, Porto Alegre/RS
O projeto Formatura Institucional foi estruturado para institucionalizar as cerimônias de formatura da PUCPR, sem desembolso financeiro por parte do estudante, com o objetivo de oportunizar a todos a participação no evento. As cerimônias também são transmitidas ao vivo pela internet e com a tradução simultânea em Libras.
Em 2016 foram realizadas três cerimônias. O projeto incluiu a elaboração e entrega dos convites e das becas, além da organização de todo o evento, que conta com a participação da Banda Marcial do Colégio Pio XII, da Orquestra e do Coral da PUCPR e de um patrono – personalidade ilustre convidada para proferir uma mensagem aos formandos. Todos recebem a outorga de grau do Reitor e levam o diploma no dia da formatura.
Resultados:
Foi um momento especial para nós, para os nossos convidados, para os professores e as autoridades. Meus colegas estavam todos surpresos. Todos tinham aquela mesma impressão de felicidade misturada com emoção. A gente se sentiu muito especial lá na frente. Essa cerimônia mexeu com todo mundo. Foi um sonho! Se eu pudesse voltar no tempo pra fazer de novo, eu faria.Vanessa Kiem Formanda em Direito, oradora da cerimônia de 16/02/2016 Curitiba/PR
Alinhada às tendências do Ensino Superior de interação entre as áreas do saber, a PUCRS lançou novas opções de graduação em 2016. O curso de Design une a estrutura e os professores das áreas de Comunicação, Arquitetura e Engenharia e está vinculado à Alinhada às tendências do Ensino Superior de interação entre as áreas do saber, a PUCRS lançou novas opções de graduação em 2016. O curso de Design une a estrutura e os professores das áreas de Comunicação, Arquitetura e Engenharia e está vinculado à
As 22 Faculdades da PUCRS estão se transformando, gradativamente, em oito Escolas. Com a mudança, os alunos terão mais oportunidades de aprofundar o conhecimento em outras áreas, ampliando sua formação. Na gestão, os recursos são otimizados e há maior agilidade na tomada de decisões. Em dezembro de 2016, três novas Escolas começaram a funcionar: Negócios, Direito e Medicina. Primeira a ser constituída, em 2015, a Escola de Humanidades abriga 11 cursos de Graduação e oito programas de Pós-Graduação.
A pesquisa Estudo dos Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), feita com jovens de 12 a 17 anos, de todas as capitais do país, posicionou a PUCPR na imprensa nacional. No estudo, cerca de 75 mil adolescentes foram avaliados para questões como hipertensão, colesterol, tabagismo, nível de atividade física e síndrome metabólica, entre outras.
Os resultados da pesquisa se deram em duas etapas, ambas com grande repercussão na mídia. Entre os destaques, está o da Folha de São Paulo, no dia 17 de março, com entrevista do cardiologista e pesquisador da PUCPR, José Rocha Faria Neto. (Veículo: Folha de São Paulo, 17/03/2016).
Um estudo realizado pela professora Lúcia de Noronha, do curso de Medicina da PUCPR e do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, em parceria com o Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz Paraná, fez com que a PUCPR se destacasse no cenário mundial. A pesquisa comprovou que o zika vírus é capaz de romper a barreira placentária de uma mulher grávida e contaminar o bebê. Como principal inserção está a matéria do veículo internacional Washington Post, do dia 1º de março, além de diversas inserções nacionais, como da BBC Brasil, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.