Rede Temática de Saúde do GIFE se reúne com Ministério da Saúde

Rede Temática de Saúde do GIFE se reúne com Ministério da Saúde

IMG_9405Investimentos sociais alinhados com a política pública de saúde, para a superação de gargalos e potencialização de resultados e impactos, foi o tema do debate promovido pela Rede Temática de Saúde do GIFE (Grupo de Instituições, Fundações e Empresas), no dia 15 de abril, na sede da UMBRASIL. Contou com a participação de representantes do PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica ) e PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), ambos do Ministério da Saúde.

A partir da perspectiva dos investidores nos programas sociais, o diálogo objetivou a contribuição com as políticas públicas. Após as exposições sobre o PRONON e PRONAS, conduzidas pelos gestores do Ministério da Saúde, representado por Vera Lucia Ferreira Mendes, Jaqueline Silva Misael e Carlos Eduardo da Silva Sousa, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem fazer perguntas e observações.

Destacaram-se, ainda, alguns pontos de atenção e sugestões para a consolidação do PRONON e  PRONAS, a saber: simplificação das informações e  exigências de elaboração de projetos para acesso às verbas da linha de incentivo fiscal implementado pelo Ministério da Saúde; intensificação de ações e oficinas de formação em elaboração de projetos alinhados às exigências do Ministério da Saúde para implementação dos programas; elaboração de cartilhas e vídeos em linguagem acessível sobre os programas; maior acesso aos dados dos projetos em andamento e as respectivas avaliações de impactos.

IMG_9400A troca de experiências e socialização de agendas entre as instituições foi um dos pontos fortes da reunião, que pode potencializar os seminários e as formações que estão previstas. A ideia é, além de convidar os parceiros, socializar os materiais produzidos. O evento marcou a abertura de um canal entre investidores sociais e o Ministério da Saúde para o compartilhamento de boas práticas e fortalecimento da atuação em rede na área de saúde no Brasil, refletindo o compromisso de todos em melhorar o sistema de apoio às pessoas com deficiência ou portadoras de doenças crônicas. O prazo para o credenciamento de projetos no Ministério da saúde é 15 de maio de 2015. 

Estiveram presentes representantes do GIFE, área de Representação Institucional da UMBRASIL, BG Brasil, Fundação José Luiz Egydio Setubal, Fundação Nestlé Brasil, Fundação Vale, Grupo Marista, Instituto EDP, Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Ronald McDonald, Instituto Sabin, Instituto Unimed Vitória, Itaú Unibanco, Oi Futuro, SulAmérica Seguros e Previdência, Vale.