Posicionamento

Posicionamento

http://www.umbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/08/EM-Posicionamento-Brasil-Marista.pdf

A UMBRASIL, em consonância com as 3 Províncias do Brasil Marista, organizou o presente texto para externar reflexão e posicionamento sobre a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio encaminhada ao Conselho Nacional de Educação.

Ao longo do documento procurou-se promover uma leitura das possibilidades de implementação da BNCC no contexto brasileiro. Tal atitude ambivalente supõe reconhecer a pertinência e a atualidade da promoção de políticas curriculares que dialoguem com as culturas juvenis e promovam formas alternativas de organização curricular. Porém, também se estabeleceu ressalvas a alguns conceitos que precisam ser aprimorados, determinados princípios que carecem de especificação e outras inquietações políticas derivadas de nosso compromisso com a qualidade na educação brasileira.

Estima-se que a BNCC/Ensino Médio seja um instrumento para a formação integral que responda aos dilemas do século XXI; todavia, o desejo ancora-se em uma leitura humanista. Em outras palavras, ao tomar o caminho do diálogo democrático e acreditar na construção de um futuro humano melhor, neste momento, defende-se que a Base efetivamente precisa configurar-se como um instrumento capaz de combater históricas desigualdades no âmbito da escolarização juvenil.