Paulo Freire é o grande destaque na abertura da II Conferência Nacional de Educação
Como afirmou o educador brasileiro Paulo Freire, “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Sem a participação da sociedade também não há transformação. Foi sob o princípio da democracia participativa que mais de 3 mil participantes se reuniram na II Conae (Conferência Nacional de Educação). O tema foi o Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Na Abertura foi retomada a importância do educador Paulo Freire, declarado em 2013 patrono da educação nacional.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se dirigiu aos presentes como construtores da educação nacional, ressaltando o significado e a riqueza da participação popular, a exemplo da Plenária da Conae 2010. Ao citar Paulo Freire, destacou que “a educação deve ser uma prática de liberdade e de cuidado com o outro”, por isso a educação é acima de tudo um ato politico e participativo. Segundo o ministro, os Fóruns de educação estaduais e municipais têm a missão de apropriarem-se da execução do PNE. Seguindo com a análise de conjuntura, explanou que é preciso buscar os pontos comuns entre educação formal e educação popular. Ademais, citou que o Marco Regulatório da Educação Popular vem reforçar a importância da relação fecunda entre as políticas públicas e a valorização da participação democrática. Por fim, o ministro conclamou os educadores a participar da reforma democrática do Congresso Nacional.
Na sequência, o ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que os processos de modernização do país não foram acompanhados pela acuidade necessária à educação. “Este é o momento de recuperarmos o tempo perdido, de quando não valorizamos a educação. É somente por meio dela que vamos emancipar nossa nação. Nos últimos anos construímos processos para avaliar o ensino e isso demostrou avanços na qualidade. Construímos, juntos, as soluções das necessidades prioritárias da educação, como um sistema de financiamento e a efetiva aplicação do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica]. Hoje podemos estar nesta conferência e discutir outros temas fundamentais, pois já solucionamos vários outros gargalos que nos dificultavam”, explanou.