Maristas participam de Congresso Internacional BICE em Paris

Maristas participam de Congresso Internacional BICE em Paris

O Congresso Internacional BICE (Bureau Internacional Catholique de l´Enfance), que aconteceu entre os dias 05 a 09 de junho de 2017 em Paris na França, reuniu organizações que compõem o BICE para participarem de espaços de reflexões, partilhas de experiências e diálogos prospectivos. Entre os participantes Maristas, além da representação da UMBRASIL, foram convidados o Coordenador do FMSI (Fundação Internacional Marista de Solidariedade), Manel Mendonza, e a integrante da Mesa Pro BICE Chile, Cláudia González. Representando o Brasil no evento, estavam presentes a Assessora da Área de Solidariedade da UMBRASIL, Eulália Sombra, e a Coordenadora da Mesa Pro BICE Brasil da rede La Salle, Francine Junqueira.

O acesso à educação de qualidade, a educação em direitos e os direitos humanos das crianças foram os principais temas abordados nos debates e no intercâmbio de conhecimentos entre os organismos de atuação, a academia e as autoridades públicas. O evento também propôs identificar pilares centrais de desenvolvimento de iniciativas educacionais, formulação de recomendações para a elaboração e implementação de políticas públicas estruturantes.

IMG_2542 (002)

A pobreza, a exploração sexual e econômica, a exclusão social e as violações de direitos foram outros pontos relevantes discutidos no Congresso. Para Eulália Sombra, ‘’são fatores que geram sentimento de insegurança em crianças, adolescentes e jovens que se sentem privados de seus direitos fundamentais e perspectivas de futuro’’.

O Brasil Marista, ao acolher a proposta da Mesa Pro BICE Brasil para o trabalho em rede, busca dar continuidade às alianças estratégicas com as organizações governamentais e não-governamentais para que as crianças, adolescentes e jovens sejam ouvidos e reconhecidos. Segundo Eulália, essas ações estratégicas são importantes para fortalecer a concepção desses sujeitos de direito como atores participativos e protagonistas de sua própria história.