Filantropia é tema de audiência pública

Filantropia é tema de audiência pública

4c8b6d95-c17f-4c9a-b919-e2f4ab726dcaA filantropia esteve novamente em pauta na Câmara dos Deputados. Convocada pelo Deputado Federal, Alex Canziani-PTB/PR, aconteceu, na manhã desta quarta-feira, 11 de abril, a audiência pública para falar sobre a realidade do setor filantrópico no país. Marcada por discursos emocionados, a reunião contou com a mesa composta pelo diretor da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Osvino Toillier, pelo Presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), Custódio Pereira, pelo Padre Superior dos Jesuítas, Antônio Tabosa, pelos representantes dos Sindicatos dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinep), Ir. Cecília Rigo do Estado do Paraná e Pe. João Batista, do Sinep Espírito Santo.

d3c705e1-f2b5-4820-ad8d-327771ac05f0Contextualizando os presentes, Custódio Pereira, Presidente do Fonif, apresentou dados do estudo realizado pelo Fórum e ressaltou a importância dos Maristas nos setores de educação e de assistência social. “Os maristas têm mais de 200 anos, e o carisma dessa instituição é essencial para aqueles que mais precisam.  Temos um setor muito fiscalizado, apresentamos contas, relatórios e balanços. Quando a bolsa é concedida, cruzamos os dados com a Receita Federal e se houver irregularidades, essa criança não poderá ser beneficiada. Somos mais de 869 instituições que representam somente 2,87% da arrecadação e que corresponde a R$ 10 bilhões. Esse valor é pequeno diante do trabalho desenvolvido pelas instituições filantrópicas. Nós retornamos 6 vezes mais para a sociedade, ou seja, R$ 60 bilhões” afirmou.

Para o Deputado Federal, Danilo Cabral- PSB/ES, o setor filantrópico é fundamental, principalmente na educação. “Fui aluno Marista e sei o quanto ele foi importante em minha formação.  Acredito que os 53% de investimentos no SUS e mais de 2 milhões de jovens atendidos na área de educação devem aumentar. Os olhares só se voltam para os que estão lá embaixo, enquanto deveriam olhar lá para cima” afirmou Cabral.

O Brasil Marista foi representado pelo Assessor da Área de Missão e Gestão da UMBRASIL, Ir. Ivonir Imperatori.  A UMBRASIL, em nome do Brasil Marista, apoia as ações de sensibilização e iniciativas que ratificam a relevância da atuação do setor filantrópico para a contribuição de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *