Fascículo 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Fascículo 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) lançou, nesta semana, o fascículo 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de informar e sensibilizar a Província sobre o assunto, além de subsidiar as unidades nas ações que irão desenvolver sobre a temática.

O lançamento do fascículo 18 de Maio está em consonância com a Campanha Nacional Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes, promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Governo Federal, e coincide com o II Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acontece em Brasília (DF), entre os dias 14 e 16 de maio, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Composto pelo contexto histórico dos direitos humanos de crianças e adolescentes, o material traz o desenrolar de sua trajetória, desde o marco referencial, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, até os dias atuais, com a inclusão do artigo 227, na Constituição Federal, de 1988. O fascículo faz, também, uma abordagem conceitual, explicando o porquê da escolha da data, os marcos legais que foram criados a partir deste dia, além de explicar a diferença entre temas fundamentais para o entendimento do assunto, como o significado de violência sexual, e suas subdivisões: abuso e exploração sexual.

No encarte, é possível encontrar dados estatísticos sobres os números destes crimes, bem como informações sobre os canais de denúncias, e como proceder nestes casos. Tudo muito bem explicado, como horário de funcionamento dos canais, telefones, sites, e até aplicativos que podem ser utilizados, de maneira fácil, rápida, anônima e segura. Para Milda Moraes, da Coordenação de Solidariedade, da Superintendência de Missão, e que está à frente do projeto, “o lançamento do fascículo está alinhado com as ações nacionais sobre o tema, e possibilita um maior entendimento do assunto, nos levando a ações concretas dentro e fora da instituição, além de ratificar o quanto a PMBCN é atual e atuante”.

Para acessar o fascículo clique aqui!