Espiritualidade e integração marcam o primeiro dia da AGO da UMBRASIL

Espiritualidade e integração marcam o primeiro dia da AGO da UMBRASIL

Dias 22 e 23 de fevereiro, no espaço Champagnat, em Brazlândia (DF), acontece a 14ª Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (UMBRASIL), que tem por objetivo dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista, à luz da mensagem deixada pelo XXII Capítulo Geral.

Com a participação de 25 representantes, provenientes das três Províncias do Brasil, e sob o tema “A vida é farol e ponte, quando se busca um novo horizonte”, a Assembleia apresenta os planos e conjunturas para 2018, além de expor os programas realizados ao longo de 2017, entre outras atividades.

 

Mística e diálogo com o Superior-Geral do Instituto

Na abertura da 14ª AGO, após acolher a todos, o secretário executivo da UMBRASIL, Natalino Guilherme de Souza, convidou o grupo para a celebração eucarística.

O momento, de extrema espiritualidade, contou com a participação de alunos do Colégio Marista João Paulo II, guiando todos os participantes à capela, ao som dos versos: “é preciso amor, para poder pulsar, é preciso paz, para poder sorrir, é preciso a chuva para florir” em acordes de violino.

A missa celebrada pelo padre Toninho, teve como iluminação o convite a ser farol e ponte nesse contexto de Brasil, partindo de Jesus, a Luz do mundo.

A assembleia teve início com o Ir. Antônio Benedito de Oliveira, provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) apresentando os novos integrantes do Conselho Provincial da PMBCS: Ir. César Cavanus, Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos, Ir. Tercílio Sevegnani, Ir. Délcio Afonso Balestrin, Ir. Rogério Renato Mateucci e Ir. Tiago Fedel.

Em continuidade, o Ir. Ataíde Lima foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho Superior da UMBRASIL. Para a composição do Conselho Fiscal indicou-se os nomes do Ir. Lauro Francisco Hochscheidt, Ir. José Augusto Júnior e Ir. Lino Alfonso Jungbluth, eleitos por unanimidade. Definiu-se também o Presidente do Conselho Fiscal, Ir. Lauro Francisco Hochscheidt e o Conselheiro Secretário, Ir. José Augusto Júnior.

Logo na sequência, os irmãos puderam dialogar, via videoconferência, com o Superior-Geral, Ir. Ernesto Sánchez.

Direto de Roma, o Superior-Geral conversou com os irmãos e salientou a importância desse diálogo, “vivemos um movimento profético, a nossa primeira missão é ser comunidade e aqui, nesse momento, estamos em comunidade”. Aproveitou também para ratificar as sete palavras chaves que nos conduzirão nesse Novo Começo: “ integração, sinergia, unidade, direção, organização, comunicação e serviço”.

Conduzidos pelas palavras finais do Ir. Ernesto, “acreditem no papel profético que vocês têm”, os grupos foram divididos para pensar seguindo as provocações: o que precisamos deixar morrer entre nós, o que precisamos deixar nascer e o que precisamos começar? Os ecos desta reflexão foram apresentados por representantes dos grupos e arquivados para encaminhamentos posteriores da UMBRASIL.

 

Região América Sul e projetos mais relevantes de 2017

O Ir. Alberto Aparício, responsável pela Região América Sul, deu início a programação vespertina revelando dados sobre a Região e sua importância para o Instituto, “ao nível educativo somos uma potência, uma força evangelizadora e educadora, impulsora e articuladora do carisma marista”, afirmou.

Na sequência, o Ir. Deivis Fischer, diretor-presidente da UMBRASIL, retomou o histórico da 13ª Assembleia, refletindo sobre a reestruturação realizada no último ano.

No bloco de 2017 foram apresentados pelo coordenador da Área de Missão e Gestão da UMBRASIL, Ricardo Mariz, os projetos mais relevantes do ano: Rede Centro de Memórias; Encontro Nacional da Família Marista; Encontro Ser Marista Leigo; Realização do 2º Congresso Nacional da PJM; Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens: Diretrizes para o Brasil Marista; Sistema Marista de Educação; Ensino Médio (Ensino Religioso, Avaliação em Larga Escala e Dimensão Cognitiva); Sinergias Operacionais; GT Jurídico e Negociações Conjuntas; Curso de Extensão (EaD) Educação em Direitos Humanos com enfoque em Crianças, Adolescentes e Jovens e a Atuação Conjunta entre a Comunicação  e a Representação Institucional apoiando as Províncias no gerenciamento de Crises Institucionais.

Após a explanação dos projetos, o Ir. Renato Silva, ecônomo e diretor-tesoureiro da UMBRASIL, apresentou o balanço de 2017, composto pelas propostas iniciais, as aprovadas e as executadas. Finalizando o exercício, os membros do Conselho Fiscal deram parecer favorável aos resultados do ano anterior, constatando o alinhamento do Relatório de Atividades com o Planejamento Estratégico do Brasil Marista 2015/2021.

A Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL ocorre anualmente e, além de apresentar os projetos para o ano vigente, é também um momento que promove a fraternidade entre os Irmãos Maristas. Concluindo as atividades do dia, o grupo participou de recreação, finalizado com uma confraternização, animada pela banda de professores do colégio Maristão.