Vem aí o Encontro Interamericano de Adolescentes e Jovens em torno dos ODS!

Vem aí o Encontro Interamericano de Adolescentes e Jovens em torno dos ODS!

Entre os dias 8 e 9 de junho será realizado o Encontro Interamericano de Adolescentes e Jovens em torno dos ODS. O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI) e será conduzida no Brasil pela UMBRASIL, no colégio marista João Paulo II, em Brasília.

O encontro acontecerá de maneira presencial em cada país participante: Brasil, Chile e México com momentos de conexão virtual entre estes países para intercambio dos participantes.

A ONU lançou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, objetivos globais para cumprimento até o ano de 2030. Dentre eles estão os dez que mais impactam as crianças e adolescentes, representando assim um desafio importante para o enfrentamento das desigualdades.

A União Marista do Brasil – UMBRASIL, em consonância com seu planejamento estratégico, em especial com a defesa de direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, está inserida nestes e nos demais objetivos, apoiando e reforçando o compromisso do Brasil como signatário da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Os objetivos do Encontro, ao reunir estudantes dos colégios Marista de Brasilia (Colégio Marista João Paulo II, Colégio Marista de Brasília, Colégio Marista Champagnat0 e jovens convidados de outros estados das Províncias Brasil Centro Sul, Sul Amazônia e Centro Norte são:

a) conhecer, retroalimentar e validar a sistematização dos processos de trabalho dos ODS no continente entre os anos de 2016-2018;

b) fortalecer o protagonismo dos adolescentes e jovens para a defesa de direitos, de acordo com as linhas de ação locais definidas no âmbito dos ODS,

c) gerar insumos para um posicionamento interamericano no que diz respeito ao tema junto à ONU.

O Encontro representa a participação e protagonismo dos adolescentes e jovens sobre os atuais desafios da humanidade. Considerando que, mundialmente, vivemos um tempo de grandes transformações, em uma época que exige flexibilidade, o papel desses sujeitos de direitos vem se tornando cada vez mais relevante onde a percepção, a voz e a ação dos mesmos são fundamentais para traçar novos caminhos.

Clique aqui e assista o vídeo – Canción de los Objetivos de Desarrollo Sostenible ODS