Encontro do Fórum Nacional das Crianças e Adolescentes reuniu participantes em Brasília

Encontro do Fórum Nacional das Crianças e Adolescentes reuniu participantes em Brasília

Cerca de 150 pessoas participaram, em Brasília, do Fórum Nacional de Direitos de Crianças e Adolescentes.  Entre os dias 18, 19 e 20 de outubro aconteceu o encontro das Entidades filiadas ao FNDCA e dos representantes dos Fóruns de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Estaduais e Distrital. O objetivo foi fortalecer o controle social, buscando estratégias para a efetivação das políticas infanto-juvenis.

De acordo com Marcia Rocha, Coordenadora Nacional do Fórum “é um momento importante da sociedade civil para discutir o advocacy, a incidência política e fazer um balanço dos investimentos em crianças e adolescentes no Brasil” disse.

No dia 19 , aconteceu em paralelo ao evento principal, o I Encontro de Adolescentes do Brasil da Rede Latino Americana e Caribe de defesa das crianças e adolescentes – REDLAMYC, com 60 adolescentes das redes Movimento Nacional dos Direitos Humanos – MNDH, a Associação nacional dos centros de defesa da criança e de adolescente – ANCED e do Fórum Nacional DCA.

Na quinta-feira também ocorreu a Assembleia do FNDCA, o momento foi dividido entre apresentação do relatório de despesas de 2016, apresentação das chapas e o processo eleitoral para a Gestão 2017-2019.

A frente do Secretariado no período de 2016/17, Marcia de Carvalho Rocha, Secretária Nacional, Maria do Carmo Arismendi Hernandorena, Secretária Adjunta, Sônia da Silva Amancio do Rosário, Secretária de Finanças, Sandra Regina Ferreira Barbosa, Secretária de Articulação, expuseram os dois anos de aprendizado e trabalho com o Fórum.

Com 53 votos favoráveis, a gestão anterior foi reeleita de forma colegiada. A participação Marista na Chapa foi alterada, o Ir. Vicente Falchetto, representante da Província Centro-Norte sucedeu Maria do Carmo, representante da Província Sul-Amazônia.

O objetivo da Chapa Nenhum Direito a Menos é ter maior incidência política, estar mais próxima dos fóruns estaduais e das entidades filiadas, fortalecendo e ampliando o protagonismo dos jovens.

Os assessores da Área de Missão e Gestão da Umbrasil, Eulália Sombra e Ivonir Imperatori e a assessora de Representação Institucional, Francine Junqueira participaram do evento representando o Brasil Marista, Ivonir destacou o trabalho já realizado e os desafios para os próximos anos “a Gestão do Fórum se empenhou ao longo dos dois últimos anos para fortalecer a sociedade civil, mas ainda tem grandes desafios ao organizá-la, mobilizá-la e materializar a defesa das crianças, adolescentes e jovens do nosso país”.