Congresso da PJM propõe gestos para mudar o mundo

Congresso da PJM propõe gestos para mudar o mundo

Crédito: João Borges

Após diversos momentos de reflexão e partilha, os participantes do 2º Congresso Nacional da PJM expuseram os resultados dos debates realizados ao longo do evento, que está ocorrendo no Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre, desde o dia 12/10. Os jovens foram desafiados a pensar em gestos concretos para mudar o mundo, seguindo a proposta do Papa Francisco de sermos a Igreja em Saída, rumo às periferias existenciais.

Crédito: João Borges

Diversos murais foram colocados em espaços do pátio central da escola para reunir ideias e percepções de cada grupo, baseadas nos questionamentos levantados na primeira parte do dia. Para Natália Vanelli, integrante da PJM do Colégio Marista Conceição, em Passo Fundo (RS), a atividade foi marcada pela pluralidade. “Foi muito interessante ver as realidades sociais de cada Província. O Congresso é uma troca de culturas muito grande”, analisa.

Crédito: João Borges

Após o intervalo, os cerca de 450 presentes assistiram à peça O Escolhido, apresentado pelo grupo Teatral Unidos Pela Arte, formado por estudantes de Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. O espetáculo tem como tema a missão marista e convida a refletir como todos podem dar continuidade ao sonho de Champagnat. O dia será encerrado com uma atividade de confraternização no ginásio do Colégio.

Crédito: João Borges

O 2º Congresso Nacional da PJM ocorre até às 14h de amanhã, 15/10. O encontro será fechado com uma celebração eucarística e momentos de avaliação dos aprendizados e compromissos desenvolvidos ao longo do evento.