Brasil Marista discute Ensino Médio

Brasil Marista discute Ensino Médio

Nesta quinta-feira, 10 de maio, aconteceu no Colégio Marista de Brasília, a abertura do Fórum Marista de Ensino Médio – Conexões Maristas: experiências, vivências e perspectivas para o Ensino Médio.

O evento, que conta com participantes das 3 províncias do Brasil Marista, entre especialistas em tecnologias educacionais, gestores das escolas, coordenadores pedagógicos, professores e parceiros, tem como objetivo oportunizar reflexões e vivencias sobre o Ensino Médio considerando a evangelização das juventudes, a cultura juvenil, o currículo escolar, as tecnologias digitais e as experiências significativas do Sistema Marista de Educação.

Na mesa de abertura, o Secretário Executivo da UMBRASIL, salientou a importância de eventos como esse: “estamos aqui entre família e isso nos mostra que somos capazes de ir além das barreiras físicas dos estados para trazermos discussões globais. No dia de hoje, agradecemos todos os educadores aqui presentes, vocês constroem e dão autonomia para os cidadãos do futuro”.

A programação contou com nomes importantes na discussão sobre a reforma do Ensino Médio, como César Callegari, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e Luana Bergmann Soares, diretora de avaliação da educação básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para Callegari, a Base Nacional Comum Curricular apresenta algumas inconsistências. “A reforma não pode atender interesses e deixar de lado a importância do espaço comum da escola. A reforma propõe o Ensino Médio à distância e isso não pode acontecer. A defesa da escola é a defesa do humanismo, não é num quarto escuro e isolado que será feita a educação” afirmou.

A Avaliação da Larga Escala também foi tratada no Fórum Marista do Ensino Médio. Os representantes da FTD Educação, Dr. Wolney Melo, e Gabriela Capila, apresentaram os desafios e oportunidades da avaliação e ressaltaram a importância da união do Brasil Marista. “Tudo o que estamos produzindo está sendo pensado e desenhado por representantes do Brasil Marista e nós, da FTD Educação, estamos apoiando e ajudando a construir os caminhos” afirmou Capila.

Em uma conversa descontraída para ouvir os anseios a respeito da evangelização e novo Ensino Médio, Ir. Paulo Henrique Soares, da Província Marista Brasil Centro-norte, recebeu o Coordenador do Observatório Juventudes da PUC Rio Grande do Sul, Maurício Perondi e os jovens Victor Barros (PMBCN), Maria Eduarda Tolla (PMBSA) e Ana Clara Poffo (PMBCS). Ressaltando a importância da escuta dos jovens em processos como a reforma do Ensino Médio, os jovens afirmaram: “não queremos lembrar do Ensino Médio como uma fase dolorosa, como muitos de nossos amigos se sentem, queremos que seja uma época de conquistas e acreditamos que a conversa é a melhor forma, inclusive quando há uma quebra de barreira entre os jovens e os gestores”.  Perondi também ressaltou que é importante o protagonismo dos jovens. “ A escola é, tradicionalmente, reconhecida como lugar de passividade, e hoje, precisamos avançar no reconhecimento desses jovens como sujeitos de direitos, como protagonistas de suas histórias” ressaltou.

Ao final das mesas comuns, os participantes foram encaminhados para as salas de Relatos de Experiências. Os representantes das Províncias compartilharam casos de sucesso nas áreas de Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza  e Matemática e suas tecnologias.

O Fórum Marista de Ensino Médio é uma realização da UMBRASIL, em parceria com as Províncias e durante todo o dia, contou com apresentações culturais e momentos de espiritualidade realizados pelos Colégios Maristas Champagnat (PMBCN), Maristão e Maristinha (PMBCS) e colégio Marista João Paulo II (PMBSA).

Para o segundo dia do evento, estão agendadas atividades sobre o futuro do Ensino Médio.  A UMBRASIL tem sido um marco diferencial na promoção e organização de eventos educacionais que visam não só a capacitação profissional de educadores e gestores, mas também busca ser espaço para confraternizações e trocas de experiências entre as províncias.

 

Acompanhe o evento em: http://forum.encontrosmarista.org.br/