3º Encontro de coordenadores, colaboradores e técnicos de Centros, Museus, Historiais e Memoriais do Brasil Marista

3º Encontro de coordenadores, colaboradores e técnicos de Centros, Museus, Historiais e Memoriais do Brasil Marista

De 20 a 22 de novembro aconteceu, na Casa Marista da Juventude – CAJU, em Porto Alegre/RS, o 3º Encontro de coordenadores, colaboradores e técnicos de Centros, Museus, Historiais e Memoriais do Brasil Marista, que contou com a presença de, aproximadamente, 30 participantes, dentre os quais um representante Chile e dois da Argentina.

Organizado pela UMBRASIL, o Encontro teve por objetivo dar vazão ao que foi definido no Planejamento Estratégico do Brasil Marista 2015-2021, a saber: trabalhar de forma sinérgica para a consecução de uma Rede Nacional, Regional e Institucional, articulando todos os Centros de Memória Maristas, a fim de qualificar e ampliar a preservação dos bens de valor histórico, espiritual e cultural do Instituto.

Em forma de exposição dialogada, a Prof. Drda. Cláudia Aristimunha apresentou a experiência de trabalho em Rede da Rede de Museus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No segundo dia de Encontro, abordou-se o tema Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia: os pilares do Historiador pela consultora Amanda Araújo de Araújo da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), além de uma formação para utilização do Sistema Pergamum, oferecida pelos consultores Joubert Tamitaro e Josilaine Oliveira Cezar (PUCPR).

No 3º dia de Encontro foi marcado pelas oficinas de capacitação nas quais foi abordada a temática Políticas de acervo – Museu, Biblioteca e Arquivo pelas consultoras Gabriela do Carmo e Grazielle Santorum da PMBSA. Destaca-se, também, a visita técnica ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

No dia 23/11 a maioria dos participantes permaneceu em Porto Alegre para realizar um passeio a Bom Princípio, a fim de conhecerem a primeira comunidade dos Irmãos Maristas no Rio Grande do Sul e o projeto de instalação do futuro Memorial da PMBSA.

O 3º Encontro Nacional de Coordenadores de Centros, Museus, Historiais e Memoriais do Brasil Marista foi ótima oportunidade para conhecer e compartilhar as experiências e iniciativas de preservação dos bens de valor histórico, espiritual e cultural das Províncias Maristas da Região América Sul, além de possibilitar a formação conceitual e técnica dos participantes, valorizando os saberes constituídos internamente como alicerces para a nova experiência. A maravilhosa acolhida e os espaços Maristas da PMBSA proporcionaram um ótimo clima durante todo o evento.