Quinta edição do Átrio dos Gentios PUCPR terá Fraternidade Humana como tema. Inscrições já estão abertas
Realizado excepcionalmente na modalidade virtual, o evento contará com 30 horas de programação ininterrupta com apresentações artísticas, conferências com intelectuais nacionais e internacionais, e alguns depoimentos.
Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Ciência e Fé da PUCPR promove o projeto Átrio dos Gentios, que neste ano será realizado nos dias 16 e 17 de dezembro. Com o tema da Fraternidade Humana, o projeto oferece à comunidade uma intensa programação com debates e reflexões correlacionados com a encíclica Fratelli Tutti, publicada recentemente pelo papa Francisco.
O evento, que será realizado excepcionalmente na modalidade virtual, contará com 30 horas de transmissão ininterrupta. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para todos os públicos. [CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER]. A participação no evento é exclusiva para os inscritos com emissão de declaração de participação.
O encontro é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano. No Brasil ele acontece em parceria com o Instituto Ciência e Fé PUCPR e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu objetivo é promover o diálogo entre crentes e não-crentes a partir de temas sensíveis à existência humana. O nome “Átrio dos Gentios” remonta ao pátio do antigo Templo de Jerusalém reservado aos não judeus, no qual os estrangeiros e as pessoas que não confessavam a fé judaica podiam se aproximar do espaço sagrado e encontrar os mestres da lei, com os quais dialogavam e debatiam sobre os mais diversos temas.
De acordo com Fabiano Incerti, diretor do Instituto Ciência e Fé, o projeto internacionalmente conhecido e já uma tradição na PUCPR traz novidades em 2020. Além de reunir um número recorde de personalidades das mais diferentes áreas do conhecimento, o evento ganhou adaptações para o ambiente virtual e contará com uma extensa programação. Diz: “Ainda que num ano atípico, não poderíamos deixar de realizar este projeto consagrado por toda a comunidade universitária, tanto interna quanto externa. Para isso, buscamos construir uma programação de altíssimo nível e acessível, inclusive, nesse ano, para outros países por meio das plataformas digitais”, afirma o diretor.
Com um número recorde de convidados nacionais e internacionais, a programação pretende abordar questões sobre migração, educação, ciência, tecnologia, comunicação, política, economia e suas interfaces com a Fraternidade Humana, por meio de conferências, encontros com os jovens, depoimentos e atrações culturais.
Entre os convidados confirmados estão o sociólogo francês Michel Maffesoli, o italiano Domenico De Masi e a argentina Maria Lia Zervino, o físico italiano Roberto Cingolani, a filósofa francesa Julia Kristeva, o pedagogo argentino José María del Corral, a teóloga islâmica Shahrzad H. Zadeh, o prior da comunidade de Taizé, Alois Loeser, o Irmão Marista que atua na Síria, Ir. Georges Sabe e o rabino argentino Daniel Goldman. Entre os brasileiros, a vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé Cristiane Murray, o jornalista da Rádio Vaticano Silvonei José Protz, o músico Fernando Anitelli, os teólogos Mario de França Miranda, Luiz Carlos Susin e Maria Clara Bingemer, a pastora luterana Romi Bencke, o bispo anglicano Dom Naudal Gomes, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e reitor da PUC Minas Dom Joaquim Mol, e o Cardeal Dom Orani Tempesta.