Professor da Unicamp afirma que pedagogia cristã pode influenciar uma nova escola
“A escola é a transmissora da tradição, da história, e presta o serviço de repassar e ensinar o conhecimento acumulado há séculos por nossa civilização. Mas tradição não é tradicionalismo”, afirmou o professor Cesar Nunes, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na palestra de abertura do terceiro dia do III Congresso Nacional de Educação Católica. Transcorrendo sobre a diferença entre tradição e tradicionalidade, Professor Cesar abarcou a história da escola e da educação brasileira, iniciada com a chegada dos primeiros padres jesuítas aos Brasil no século 16.
“O colégio jesuíta de São Paulo está no alicerce fundacional da civilização brasileira, desde o princípio a educação católica está influenciando e educando o futuro deste País”, afirmou Cesar. Para o professor, a educação do futuro deve ser pautada a partir dos referenciais brasileiros de educação, olhando o passado com gratidão e extraindo dele o necessário para ressignificar a tradição pedagógica.
Segundo o professor, cinco modelos de escola e educação foram predominantes no Brasil e refletem na sociedade e na educação de hoje. Primeiramente, e por três século, o modelo jesuíta, a escola-convento; em segundo, o modelo positivista do começo do Brasil República; em terceiro o modelo italiano-fascista durante os governos de Getúlio Vargas; posteriormente, o modelo assistencialista e autoritário durante o regime militar; por fim, com o neoliberalismo dos anos 1990, sobreveio o modelo capitalista europeu e manutenção e estruturação da pirâmide social. “Atualmente, há uma perspectiva de que a tecnologia irá salvar a educação. Tecnologia não fará isso e a escola deve mediar o uso e interação com as novas ferramentas. A escola é o espaço de construção de vínculo”, explicou.
Permeando sua fala com trechos da própria história e vivências na educação, Nunes instigou os educadores a serem exemplos para os estudantes, a educar pelo exemplo. “Não podemos ensinar a ler se nós não lemos, a escrever se não escrevemos. É a grande premissa evangélica: ninguém dá o que não possuiu”, afirmou. Ao finalizar a exposição, Nunes convidou a todos a continuarem a debater sobre a importância da educação católica e a refundar o princípio da educação católica: para todos, universal. “Podemos fazer uma nova escola a partir da pedagogia cristã. Se quiserem mandar uma mensagem para o futuro, transformem as crianças que educamos hoje”, finalizou.
Sobre o palestrante
Cesar Nunes é licenciado em Filosofia, concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e defendeu a Livre Docência em 2006. É Professor Titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação e atua nas linhas de pesquisa Política, Ética e Educação e Epistemologia e Teorias da Educação.