Experiência italiana servirá de inspiração para matrizes curriculares da educação infantil
“A criança tem cem linguagens mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo”: a afirmação faz parte de um pequeno poema escrito pelo pedagogo italiano Loris Malaguzzi. Isso resume a abordagem pedagógica presente na educação infantil da comuna (cidade) de Reggio Emilia, na Itália, parte dela pensada por Malaguzzi. A experiência educadora, mundialmente reconhecida, faz parte do curso de formação, no qual educadores do Brasil Marista estão participando entre os dias 3 e 8 de maio na cidade supracitada.
Ao todo, 23 educadores maristas participam da “Semana de Estudos da América Latina em Reggio Emilia”, experiência que ocorre desde 2001 e é promovida pela RedSolare, cujo objetivo é difundir a prática educativa desenvolvida na cidade italiana, referência e inspiração na educação infantil. “A viagem propicia conhecer de perto a abordagem reggiana da educação para a infância e nos faz olhar com maior profundidade para a nossa própria prática pedagógica”, afirma Denize Munhoz, assessora educacional do Grupo Marista.
A assessora da UMBRASIL, Michele Jordão, afirmou que os 23 educadores maristas que estão na Itália realizaram um encontro para partilhar as impressões e sentimentos a respeito da Educação Infantil Marista a partir da vivência de Reggio Emilia. “Cabe ressaltar que neste ano, a partir do segundo semestre, iniciará um Grupo de Trabalho da UMBRASIL para a construção de matrizes curriculares de educação infantil”, explicou a assessora.
Sobre Reggio Emilia
Reggio Emilia é um município italiano que, durante o período pós-guerra, construiu uma abordagem para a Educação Infantil baseada no protagonismo da criança no processo de construção do conhecimento, na investigação dos espaços de aprendizagem e na participação na vida comunitária. O modelo pedagógico deu tão certo que acabou sendo municipalizado e hoje engloba 40% das escolas da cidade. A rede Reggio Children é composta de 13 creches e 21 pré-escolas.