Entrevista com Messias Pina, coordenador da área de Gestão da UMBRASIL
José Messias de Almeida Pina é formado em Ciências Contábeis pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), possui especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Unievangélica de Anápolis, especialização em Gestão Educacional pela UEG, mestrado em Gestão Internacional de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e ISCTE Business School de Lisboa (Portugal), atualmente é mestrando em gestão do Conhecimento pela UCB (Universidade Católica de Brasília). Possuiu extensa experiência na área de gestão e desde 2008 é colaborador da UMBRASIL. Em 2013 assumiu a coordenação da área de Gestão, a qual conduz até o momento. É, também, representante do Brasil Marista na Subcomissão Interamericana de Gestão e da UMBRASIL no Conselho Fiscal do Portal Futurum.
UMBRASIL: Tendo em vista o Planejamento Estratégico 2014-2021 do Brasil Marista, quais são os principais desafios para a Área de Gestão nos próximos anos?
Messias: O nosso objetivo é cada vez mais atuarmos juntos e em rede, e neste momento, as Províncias estão em estágios/tempos diferentes, e talvez o nosso maior desafio será articulação entre os atores para potencializar a nossa ação conjunta que trará benefícios para todos. E em um segundo momento romper fronteiras, quero dizer, atuarmos juntos com outras instituições confessionais e laicas.
UMBRASIL: A atuação da Área de Gestão, garantindo sinergias e ganhos em escala entre as Províncias, tem se ampliado cada vez mais. Quais são os principais objetivos para 2015? De que modo a dimensão internacional pode ser incluída?
Messias: O principal objetivo é a expansão interna, com nossas associadas, e em seguida uma parceria mais sólida com a ANEC, a fim de ampliarmos nossas ações com outras congregações católicas no Brasil. Na dimensão internacional, o foco é protagonizar a nossa participação na subcomissão interamericana de gestão, e já temos um case: o licenciamento Microsoft, que vai além das Américas. Essa parceria será expandir os benefícios, que hoje temos na Microsoft, para o Instituto Marista, presente nos 79 países pelo mundo, e aproximar a Fundação Bill Gates do Secretariado de Missão do nosso Instituto, para atuarmos juntos na Ásia e na África.
UMBRASIL: Tanto o PE 2014-2021 quanto o Planejamento da UMBRASIL apontam a importância de diretrizes de comunicação para o fortalecimento da imagem institucional. Que contribuições a área de Gestão fará para potencializar e concretizar a comunicação estratégica na UMBRASIL?
Messias: A principal contribuição é diminuir as diferenças de comunicar entre nossas associadas. Hoje temos um lema definido em comum “Bons valores com excelência”. Vamos aproveitar o que nos aproxima, e potencializar. E as nossas diferenças vamos minimizar/diminuir.
UMBRASIL: No próximo ano ocorrerá a 5ª edição do Congresso Marista de Educação. Poderia nos falar um pouco sobre a previsão de público? O que motivou a escolha de Olinda/Recife como sede? Qual a contribuição do Congresso para a imagem institucional Marista no Brasil?
Messias: O 5º Congresso Internacional Marista de Educação tem uma estimativa de aproximadamente 4 mil participantes, e o principal desafio é termos a participação de outras instituições, públicas e privadas, e nesse sentido, buscamos a contratação de uma empresa especializada em congressos educacionais no Brasil, Futuro Eventos, para alcançarmos esse objetivo, porque é importante refletir educação de qualidade com outros atores. A escolha de Recife é determinada pela Província anfitriã, e nesta edição, a Província Marista Brasil Centro Norte achou melhor realizar o evento no Nordeste, que é uma das portas de entrada para o nosso país. Lá teremos um congresso também de experiência, imersão no tema educacional e tecnologias e por fim, teremos alguns rumos a seguir. Sem dúvida é uma ótima oportunidade para consolidar a nossa marca como uma instituição educacional evangelizadora.