• Institucional
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Contato
União Marista do BrasilUnião Marista do Brasil
  • Institucional
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Contato

Brasil Marista

  • Home
  • Blog
  • Brasil Marista
  • Curso para Animadores Leigos começa na Casa Geral, em Roma

Curso para Animadores Leigos começa na Casa Geral, em Roma

  • Postado por Lorena Oliveira
  • Categorias Brasil Marista, Cotidiano, Destaques, Internacional
  • Data 21 de maio de 2015

Como referência de internacionalidade e de comunhão para o Instituto Marista, cinquenta e quatro Leigas e Leigos Maristas de todo o mundo estão reunidos em um encontro inédito, no período de 19 de maio a 2 de junho, na Casa Geral, em Roma.  Vistos de entrada na Itália não foram concedidos para cinco participantes que viriam da Nigéria, Congo, Ruanda e Paquistão.

Representam o Brasil Marista: Irene Elias Simões e João Luis Fedel Gonçalves da Província Marista Brasil Centro-Sul; Eder D’Artagnan da Província Marista Brasil Centro-Norte; Elaine Fátima Strapasson e Ida Cristina Oliveira da Silva da Província Marista do Rio Grande do Sul e Distrito da Amazônia, respectivamente.

Brasil Marista
Representantes do Brasil Marista com Ir. Emili Turú, Superior Geral, e Antonio Ramalho, Conselheiro Geral.

O curso de formação tem como objetivos capacitar Leigas e Leigos para assumir responsabilidades de animação em processos formativos para o laicato, em todos os níveis (local, provincial e internacional); motivar para a corresponsabilidade dos processos laicais do Instituto, em sintonia com o Secretariado de Leigos; promover um alinhamento ao pensamento teológico atual da Igreja em relação ao laicato; ajudar a tomar consciência dos animadores laicais serem místicos e profetas; favorecer a compreensão e experiência de itinerários espirituais para os processos vocacionais; criar consciência e unidade internacional do laicato Marista e possibilitar a troca de experiência em nível regional.

 “Alguns percursos, por meio dos quais os participantes serão formados, in­cluem um estudo sobre o pensamento teológico contemporâneo em relação aos Leigos, aprofundamento da compreensão das novas formas de formação e itine­rários espirituais que estão surgindo para os Leigos Ma­ristas”, disse Tony Clarke, co­diretor do Secretariado dos Leigos do Instituto.

“Isto é impressionante e en­riquece muito como pessoa”, diz Loli Santos, diretora do Colégio Marista Champagnat em Salamanca, Espanha. Loli afirmou que é importan­te “ampliar o espírito Marista porque antes parecia que era apenas o Irmão que o podia transmitir. É importante que os Leigos também o possamos transmitir, mas para isso precisamos de formação,” ela acrescentou.

Mike Greef, de Johannesburg, África do Sul, sublinhou que onde vive “os Irmãos tomaram iniciativas impor­tantes para permitir que os Leigos diri­jam as escolas” e que ele espera poder “retransmitir o que será dito nesse en­contro aos Leigos de sua comunidade.” Recentemente, ele foi indicado como diretor do Conselho das Escolas Ma­ristas, uma organização que coordena todas as escolas da África do Sul. Mike sublinha ainda que o curso em Roma segue o espírito da II Assembleia Inter­nacional da Missão Marista, celebrada em setembro passado, em Nairóbi, Quênia.

Mundo Marista.22O encontro está destinado às pessoas com experiência de vida Marista que possam contribuir nos processos de animação para o Laicato, no futuro. Para Irene Simões, representante do Brasil, “participar desse novo começo para o Instituto Marista é ao mesmo tempo um privilégio e uma responsabilidade”. Irene enfatiza ainda que se sente corresponsável pelo carisma e missão Maristas e conclui: “estou disposta e assumir esse compromisso de construir essa nova tenda juntos, Irmãos e Leigos”.

Christian Boutin, do Canadá, assinala que “é uma questão de ter uma ideia clara do próximo passo do Instituto em diferentes níveis, como por exemplo no que concerne a relação entre Irmãos e Leigos”. “Também precisamos entender percurso vocacional dos Leigos e da identidade dos mais jovens”, ele afirmou. “Espero que, escutando o que acontece em outros lugares, eu possa acolher algumas ideias”.

Dan Dungev, participante da Nova Ze­lândia, sublinhou que o encontro é co­mo “começar uma partida”. “Penso que é estimulante porque estamos acen­dendo um fogo e temos que mantê-lo vivo”, disse Dan, que é coordenador no Distrito do Pacífico.

Irmão Javier Espinosa, diretor do Secre­tariado de Leigos do Instituto, frisou que “o curso lança o desafio para os participantes: fazer parte de um momento histórico de renascimento, de um novo começo para o Instituto.” “Supõe algumas ex­periências Maristas vividas, seja em gru­pos de Leigos, formação conjunta, nova relação de comunhão ou processos de discernimento”. Ele espera que os participantes envol­vidos sejam capazes de “transmitir a experiência desse encontro nas res­pectivas Províncias”.

  • Compartilhar
Lorena Oliveira

Post Anterior

Campanha “Defenda-se” é premiada em Brasília
21 de maio de 2015

Próximo Post

Entrevista com Ricardo Mariz, coordenador da Área de Missão da UMBRASIL
21 de maio de 2015

Você também pode gostar de

Capa
UMBRASIL lança aplicativo do Calendário Religioso
14 dezembro, 2020
WhatsApp Image_cCatólica SC
Quinta edição do Átrio dos Gentios PUCPR terá Fraternidade Humana como tema. Inscrições já estão abertas
9 dezembro, 2020
PMBCN_LinkdIn
Relatório Social 2019: Brasil Marista em dados
3 novembro, 2020

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Pesquisar

Categorias

  • Brasil Marista
  • Campanha contra a Redução da Maioridade Penal
  • Cotidiano
  • Destaques
  • Educação
  • Evangelização
  • Eventos
  • Gestão
  • Informativo UMBRASIL
  • Internacional
  • Missão
  • Outras Notícias
  • Região América Sul
  • Relatório Social
  • Representação Institucional (RI)
  • Secretariado Executivo
  • Solidariedade
  • teste
  • Vida Consagrada e Laicato (VCL)
umbrasil

+55 (61) 3346-5058

umbrasil@umbrasil.org.br

SCS - Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, Edifício Vera Cruz - Brasília - DF

CEP: 70304-913

Frentes de Atuação

  • Região América Sul
  • Brasil Marista
  • Educação
  • Evangelização
  • Solidariedade

Multimídia

  • Publicações
  • Relatório Social
  • Nossa Marca
  • Repositório UMBRASIL

Links Importantes

  • Grupo Marista
  • Rede Marista
  • Província Marista Brasil Centro-Norte
  • FTD
  • FMSI

UMBRASIL - União Marista do Brasil. Todos os direitos reservados.

Outlook - Office 365