Grupos discutem seis temáticas no II Encontro Marista de Missão e Gestão
Ainda na manhã do primeiro dia do II Encontro Marista de Missão e Gestão, os participantes do encontro iniciaram as atividades de grupo para refletir sobre seis temáticas, em sinergia com a elaboração do Planejamento Estratégico do Brasil Marista 2015-2021. Ainda na parte da tarde, os coordenadores de cada grupo realizam a partilha de resultados preliminares.
O primeiro grupo temático debateu Educação Básica Marista em Rede – Caminhando para o posicionamento Corporativo e Governança Executiva. Em resumo, o debate de um Modelo institucional sistêmico dos Colégios Maristas do Brasil com integração da evangelização, educação e gestão visando a qualidade, vitalidade e perenidade da missão Marista.
Já o segundo grupo abordou a Educação Integral em Tempo Integral, objetivando uma Educação Marista Integral reconhecida pela qualidade e excelência acadêmica, cultura de inovação e formação humana e cristã, de maneira indissociáveis, certificada pela sociedade e comunidade educativa.
A Promoção de uma Educação Evangelizadora e Emancipadora foi o tema do terceiro grupo que mirou tratar da Educação emancipadora, fundamentada nos valores do evangelho, harmonizando fé, cultura e vida, na construção de um mundo justo e solidário.
Debater os Maristas do Brasil, como presença profética junto às crianças, adolescentes e jovens, visando a defesa e a promoção de direitos, em especial àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, foi a discussão do quarto grupo temático: Educação Básica de Qualidade na Promoção e Defesa de Direito das Crianças, Adolescentes e Jovens.
O quinto grupo trouxe para a apresentação o Desenvolvimento de Lideranças – Possibilidades e desafios, da discussão matutina que abordou o desenvolvimento de lideranças para o Brasil Marista na missão e nos negócios, garantindo a identidade, os valores, a missionaridade e a sustentabilidade.
Por fim, a última temática, discutida pelo sexto grupo, trouxe o Ensino Superior e Educação Básica na perspectiva da Formação Docente. A discussão referiu-se a Educação Marista Integral reconhecida pela qualidade e excelência acadêmica, cultura de inovação e formação humana e cristã, de maneira indissociáveis, certificada pela sociedade e comunidade educativa.
O Objetivo final das atividades de grupo é a construção de uma agenda integrada de Missão e Gestão, do Brasil Marista, em consonância ao Plano Estratégico e à Agenda Global de Desenvolvimento pós-2015.