UMBRASIL realiza 2º Encontro Nacional de Coordenadores de Centros, Museus, Historiais e Memoriais

UMBRASIL realiza 2º Encontro Nacional de Coordenadores de Centros, Museus, Historiais e Memoriais

De 28/11 a 01/12 aconteceu, no Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG, o 2º Encontro Nacional de coordenadores, colaboradores e técnicos de Centros, Museus, Historiais e Memoriais do Brasil Marista. O Centro de Estudos Marista (CEM) foi responsável pela acolhida durante todo o Encontro que contou com a presença de, aproximadamente, 30 participantes, dentre os quais um representante Chile e dois da Argentina.

Organizado pela UMBRASIL, o Encontro teve por objetivo dar encaminhamento ao que foi definido no Planejamento Estratégico do Brasil Marista 2015-2021, trabalhar de forma sinérgica para a consecução de uma rede nacional, regional e institucional articulando todos os Centros de Memória. Assim, durante esses quatro dias, discutiu-se sobre o Projeto que objetiva consolidar a Rede de Centros de Memória Maristas, a fim de qualificar e ampliar a preservação dos bens de valor histórico, espiritual e cultural do Instituto.

dsc02068

Em forma de exposição dialogada, as consultoras Simone Flores Monteiro e Gabriela Carmo (ambas da PMBSA) apresentaram uma formação com a temática legislação e gestão de acervos museológicos, na qual compartilharam experiências e iniciativas de preservação e gerenciamento dos objetos museológicos.

No segundo dia do Encontro, abordou-se a legislação de acervos bibliográficos e a legislação e gestão de acervos arquivísticos pelos consultores Ricardo Tomasiello (PMBCS) e Graziele Santorum (PMBSA) e, também, realizou-se uma visita técnica ao Centro de Estudos Marista (CEM).

O terceiro dia de Encontro foi marcado por trabalhos de leitura crítica prévia do documento e plenária em grupos específicos; além de visitas técnicas ao Museu Histórico Abílio Barreto e ao Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (MUQUIFU). Experiência contrastante e muito enriquecedora sobre as instituições museológicas da região.

O último dia do Encontro foi de formação do Sistema Pergamum oferecida pelo consultor Marcos Rogério de Souza, gerente do Projeto, e de avaliação.

O 2º Encontro Nacional de Coordenadores de Centros, Museus, Historiais e Memoriais do Brasil Marista foi ótima oportunidade para conhecer e compartilhar as experiências e iniciativas de preservação dos bens de valor histórico, espiritual e cultural das Províncias Maristas do Brasil e da Região América Sul, além de possibilitar a formação conceitual e técnica dos participantes, valorizando os saberes constituídos internamente como alicerces para a nova experiência.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *